Pesquisa Ibope contratada pela TV Mirante e divulgada na noite desta terça-feira 30, no JMTV segunda edição, aponta um nível alto de rejeição entre pelo menos dois candidatos a prefeitura de São Luís.
A pouco mais de um mês para o dia da votação, o atual gestor e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), não tem mais recuperação política, quando o assunto é perspectiva eleitoral majoritária a curto prazo. Segundo o levantamento, o primeiro do Ibope em São Luís nestas eleições, o pedetista aparece numericamente na frente entre mais rejeitados pelos eleitores ludovicenses, com 37%. Em seguida, aparece a candidata Eliziane Gama (PPS), com 27% que não votariam nela de jeito nenhum.
O candidato progressista Wellington — que aparece em segundo colocado na intenção de votos e com possibilidade de virar sobre o primeiro — é o menos rejeitado pelos eleitores da capital, com apenas 11%.
O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 30 de de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo Nº MA-08827/2016.
Pelas últimas movimentações de Edivaldo Holanda Júnior e Eliziane Gama, a alta rejeição de ambos pode estar diretamente associada a falta de confiança que os dois candidatos passam para a população. O primeiro por não cumprir promessas de campanha e ter como vice de reeleição o sindicalista Júlio Pinheiro (PCdoB), ligado de forma historicamente pelega ao pior setor da administração do pedetista, a educação; a segunda pela incoerência política historicamente marcante e ter como vice alguém indicado pelo ex-desafeto e ex-prefeito da capital, João Castelo (PSDB).
Deixe um comentário