Instituto Ibope
Ibope vai divulgar pesquisa para o Palácio dos Leões na quinta-feira
Política

Além da intenção de voto para governador, levantamento pretende medir como a população classifica a gestão de Flávio Dino

O instituto Ibope está nas ruas medindo intenção de votos e divulga, na próxima quinta-feira 23, pesquisa para governador e senador pelo Maranhão. O total 1008 pessoas serão entrevistadas no estado.

Segundo o registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, 1008 pessoas serão entrevistadas entre 17 e 23 de agosto. O protocolo do levantamento é MA-00502/2018. A contratante é a TV Mirante, afiliada da Globo.

Além da intenção de votos, por meio das perguntas que estão sendo feitas, o Ibope pretende medir também como a população classifica a administração do governador Flávio Dino (PCdoB); e se aprova ou desaprovação a gestão comunista.

Eduardo Braide e Fábio Câmara estão a um ponto de empatar com Eliziane, aponta Ibope
Política

Leitura foi feita com base na margem de erro da pesquisa. Popular socialista segue em queda livre

A candidata a prefeita pela coligação “São Luís de Verdade”, Eliziane Gama (PPS), que já esteve surfando na liderança absoluta em todas as pesquisas de intenção de votos, mas despencou após revelação de sua aliança com o ex-prefeito João Castelo (PSDB) e de ter evitado trabalhar na CPI da Petrobras contra o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), após um almoço num restaurante de luxo da capital, pode terminar a eleição municipal de 2016 em quinta colocada.

É o que aponta leitura mais profunda nos números divulgados pelo Instituto Ibope Inteligência/TV Mirante, na quarta-feira 14. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro. Foram feitas 805 entrevistas na capital. A margem de erro máxima é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Maranhão sob o protocolo MA-00239/2016.

De acordo com o levantamento, Gama apareceu com apenas 10% de intenção de votos, figurando na terceira colocação na pesquisa, seguida dos candidatos Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB), ambos com exatos 3% da preferência do eleitorado. Ocorre que, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e como a candidata segue em queda livre a cada resultado divulgado de qualquer instituto de pesquisa, Eliziane pode estar, na verdade, com apenas 7% de intenção de votos, e tanto Braide como Câmara podem estar com 6%.

Com isso, a diferença que separa a candidata do PPS e os candidatos do PMN e do PMDB pode ser, na verdade, de apenas 1%. Como a tendência aponta para uma nova queda de Gama, diante do sumiço da candidata durante toda a gestão do atual mandatário de São Luís, só aparecendo agora em época eleitoral; da falta de confiança da população e da classe política nela; e do ataque de Eliziane Gama aos policiais militares, colocando-os com pés de cavalo no primeiro programa eleitoral, a incoerente candidata pode perder mais posição e aparecer nas urnas no dia 2 de outubro atrás de Braide e de Câmara.

Ataques

Já se antecipando a iminente queda de Eliziane Gama, o candidato Fábio Câmara resolveu partiu para o ataque.

Contudo, como Gama vem caindo sem precisar ser atacada pelos adversários, mas por erros e incoerências próprias, Câmara iniciou ataques contra o segundo colocado e vencedor no segundo turno da pesquisa Ibope, o candidato pela coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP).

Desde essa quinta-feira 15, o programa eleitoral do peemedebista vem veiculando um vídeo em chama o progressista de “empresário espertalhão” e “cara de pau”. Para isso, usou acusações infundadas patrocinadas pelos palácios dos Leões e de la Ravardiére, já derrubadas por Wellington em entrevista exclusiva ao jornalista e blogueiro Gilberto Léda, e admitida como factoide pelo jornalista Raimundo Garrone, de onde partiu a falsa denúncia da venda de um terreno.

Já Eliziane Gama, em vez de focar-se em apresentação de propostas para tirar a capital do Maranhão da lama em busca de impossível recuperação eleitoral, também resolveu partir pro ataque a Wellington, como estratégia de recuperação.

Na manhã desta sexta-feira 16, por exemplo, a coluna do jornalista Murilo Ramos, da revista Época, publicou uma notinha delirante sobre um suposto pedido feito por Wellington a Waldir Maranhão, para que este não participasse de seus comícios e nem aparecesse em seus programas de TV. A intenção da nota, assinada por Nonato Viegas, é passar para os eleitores da capital que, em vez de Eliziane Gama, Waldir Maranhão estaria sendo escondido por Wellington. Uma de forçação de barra, já que os eleitores de São Luís acompanharam, com atenção, as várias tentativas de Maranhão de tomar o partido para retirar a candidatura de Wellington, em atendimento aos Leões, mas todas derrubadas pela Justiça.

O curioso desse estratagema é que a falsa informação foi repassada à Época pelo jornalista Marco Aurélio D'Eça, um dos coordenadores de Comunicação da campanha de Gama e editor de política do jornal O Estado Maranhão, pertencente à oligarquia Sarney. Marco D'Eça, inclusive, embora não faça parte diretamente da Comunicação de campanha de Fábio Câmara, também dá pitacos na campanha do peemedebista, que curiosamente resolveu promover um novo ataque a Wellington hoje, tentando ligá-lo ao clã.

Wellington vence Edivaldo Júnior no segundo turno, aponta Ibope
Política

Progressista aparece com 44% das intenções de votos, contra 42% do pedetista

Pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira 14, aponta que o candidato da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), vence o ainda prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), na disputa de segundo turno.

De acordo com os números, Wellington aparece com 44% das intenções de votos, contra 42% de Edivaldo. Isso quer dizer que, se as eleições de segundo turno fossem hoje, Wellington estaria eleito.

“Recebi o resultado com alegria, mas com a moderação que devemos ter numa campanha. Essa é uma eleição contra duas maquinas, a da prefeitura e a do governo estadual. Estamos tranquilos, na certeza de que estamos no caminho certo com muito trabalho e pé no chão. Com ajuda do povo vamos trazer a mudança de verdade. Temos atitude e coragem para resolver os problemas da cidade. Só tenho a agradecer a Deus e ao povo”, comentou o progressista.

Com propostas concretas, grupo político forte, campanha vibrante e candidatura menos rejeitada pela população, Wellington é o único candidato que pode acabar com os quase 30 anos de desmando da oligarquia do PDT na capital do Maranhão, o que explica seu crescimento assustador na preferência do eleitorado ludovicense.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, por contratação da TV Mirante, afiliada da TV Globo. Foram feitas 805 entrevistas na capital. A margem de erro máxima é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Maranhão sob o protocolo MA-00239/2016.

Ibope aponta crescimento de Wellington e empate técnico com Edivaldo
Política

Progressista chegou a 31% das intenções de votos e já se ameaça ultrapassar Edivaldo Júnior

A segunda pesquisa Ibope para a prefeitura de São Luís contratada pela TV Mirante e divulgada no JMTV segunda edição, nesta quarta-feira 14, confirmou, mais uma vez, que o candidato da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), virou onda e não para de crescer.

De acordo com os números, na pesquisa estimulada, o atual prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), aparece com 37%, tecnicamente empatado com o progressista, que tem agora 31% da preferência do eleitorado ludovicense. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Em terceiro lugar ainda aparece a candidata Eliziane Gama (PPS), citado por 10% dos entrevistados. Ela é seguida por Fábio Câmara (PMDB) e Eduardo Braide (PMN), ambos com 3%. Os demais candidatos, juntos, somaram 5%. Em branco, ou nulo são 8% e outros 3% não sabem ou não responderam.

O resultado aponta para uma disputa cada vez mais acirrada entre Wellington e Edivaldo Júnior, com possibilidade real do progressista ultrapassar o pedetista antes do final do primeiro turno.

A pesquisa foi contratada pela TV Mirante. Foram entrevistadas 805 pessoas, entre os dias 10 e 13 de setembro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo n.º MA-00239/2016.

Rejeição alta de consórcio dinista favorece Wellington na corrida eleitoral
Política

Propostas concretas, grupo político forte, campanha vibrante e menor rejeição podem dar vitória ao candidato progressista em outubro

Pesquisa, já se sabe, é “leitura” do momento. Os números do Instituto Ibope/TV Mirante, divulgados na noite de terça-feira 30, podem não ser o de amanhã, mas apontam uma tendência.

De acordo com o levantamento, a um mês para a população ludovicense ir às urnas para escolher o novo prefeito da capital, os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eliziane Gama (PPS), pertencentes ao consórcio dinista montando pelo Palácio dos Leões, já entraram na disputa sofrendo do cansaço da população aos seus nomes. Edivaldo tem a maior rejeição: 37%. Eliziane vem logo em seguida, com 27% de rejeição, que é quando os eleitores são perguntados pelo entrevistador em quem não votariam “de jeito nenhum”.

Já o candidato Wellington (PP), que apareceu em segundo colocado no Ibope, tem rejeição menor entre todos os outros candidatos, de apenas 11%, o que lhe dá, pelos passos firmes com que tem galgado na corrida eleitoral, maior possibilidade de crescimento.

Ainda é cedo para qualquer prognóstico, mas a contar pela tendência, a baixa rejeição do progressista deve não só garanti-lo no segundo turno, como também fazer com que ele termine a corrida do primeiro turno em primeiro colocado. E, chegando lá nesse ritmo de propostas concretas para a cidade, grupo político forte, campanha vibrante e com o fôlego de menos rejeitado pela população, será o futuro prefeito de São Luís a partir de 1º de janeiro de 2017.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 30 de de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo Nº MA-08827/2016.

Edivaldo e Eliziane lideram rejeição dos eleitores, aponta Ibope
Política

O candidato a prefeito Wellington é o menos rejeitado pelos eleitores da capital

Pesquisa Ibope contratada pela TV Mirante e divulgada na noite desta terça-feira 30, no JMTV segunda edição, aponta um nível alto de rejeição entre pelo menos dois candidatos a prefeitura de São Luís.

A pouco mais de um mês para o dia da votação, o atual gestor e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), não tem mais recuperação política, quando o assunto é perspectiva eleitoral majoritária a curto prazo. Segundo o levantamento, o primeiro do Ibope em São Luís nestas eleições, o pedetista aparece numericamente na frente entre mais rejeitados pelos eleitores ludovicenses, com 37%. Em seguida, aparece a candidata Eliziane Gama (PPS), com 27% que não votariam nela de jeito nenhum.

O candidato progressista Wellington — que aparece em segundo colocado na intenção de votos e com possibilidade de virar sobre o primeiro — é o menos rejeitado pelos eleitores da capital, com apenas 11%.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 30 de de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo Nº MA-08827/2016.

Pelas últimas movimentações de Edivaldo Holanda Júnior e Eliziane Gama, a alta rejeição de ambos pode estar diretamente associada a falta de confiança que os dois candidatos passam para a população. O primeiro por não cumprir promessas de campanha e ter como vice de reeleição o sindicalista Júlio Pinheiro (PCdoB), ligado de forma historicamente pelega ao pior setor da administração do pedetista, a educação; a segunda pela incoerência política historicamente marcante e ter como vice alguém indicado pelo ex-desafeto e ex-prefeito da capital, João Castelo (PSDB).

Ibope também confirma Wellington no segundo turno da eleição em São Luís
Política

Progressista ultrapassou a candidata Eliziane Gama e obteve 20% das intenções de voto

Pesquisa do Instituto Ibope contratada pela TV Mirante e divulgada na noite desta terça-feira 30, no JMTV segunda edição, confirmou, mais uma vez, que o candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington  (PP), estará no segundo turno da corrida eleitoral.

Wellington ultrapassou a candidata Eliziane Gama (PPS) e obteve 20% das intenções de voto na pergunta estimulada, quando o nome do candidato é apresentado ao eleitor. Gama pontuou com 16%.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais, em favor do candidato progressista, apenas seis dígitos separam Wellington do atual prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que obteve 29% e realiza uma campanha milionária, utilizando, inclusive, a máquina pública da prefeitura a seu favor.

Menos rejeitado

Wellington, segundo o resultado da pesquisa, é o que possui a menor rejeição entre os nove candidatos que disputam o cargo de prefeito da capital maranhense.

Apenas 11% dos entrevistados disseram não votar no deputado estadual. Edivaldo apresenta a maior rejeição, com 37%, seguido por Eliziane Gama, com 27%.

Vinte e dois por cento dos entrevistados classificaram a gestão Edivaldo Júnior como péssima e 45% como regular.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 25 e 30 de agosto e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-08827/2016. Foram ouvidos 805 eleitores, para uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais, ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Prever

Na manhã desta terça-feira, pesquisa do Instituto Prever, contratada pelo Blog do Luis Cardoso e registrada no dia 24 de agosto, sob o protocolo MA-02350/2016, também apontou Wellington à frente de Eliziane e disputando o segundo turno da eleição com o atual prefeito.

É importante destacar que na simulação de segundo turno apresentada pela Prever, a diferença entre Edivaldo e Wellington é mínima. O primeiro aparece com 37,2% e o candidato progressista pontuou com 34% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro de 3,1% para mais, em favor do progressista, Wellington e Edivaldo Holanda Júnior estão tecnicamente empatados.