Brandão diz que não assinou convênios, mas que proposta está mantida
Política

Brandão diz que não assinou convênios, mas que proposta está mantida

Compartilhador de missões, Flávio Dino terá de honrar acordos feitos pelo vice, de quem depende para disputar o Senado Federal em 2022

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos), declarou ao ATUAL7 que não houve tempo hábil para assinatura de convênios com prefeituras municipais, durante o período em que ele esteve no comando do Governo do Estado, interinamente.

Segundo ele, porém, a proposta de realização de convênios com os gestores municipais, conforme acordado pessoalmente com dezenas de prefeitos, terá prosseguimento com o governador Flávio Dino (PCdoB) –com quem compartilha missões, e agora responsável pelas assinaturas e pagamentos.

“Nós ouvimos as demandas dos prefeitos e pedimos para que eles oficializassem. No entanto, a proposta de realização de convênios está mantida”, garantiu.

Questionado sobre quais foram as demandas apresentadas por cada prefeito, valor orçado e andamento das propostas, Brandão desconversou.

“Demandas de toda natureza. Muita coisa. Não tem como detalhar tudo”, respondeu, apesar de se tratar de informação de interesse público sobre obras que serão custeadas com recursos públicos.

Novamente provocado, apenas repetiu que ainda será definido teto, para cada município, de acordo com a disponibilidade financeira do governo estadual. “A documentação está sob análise. Eles fizeram as demandas deles, agora vamos fazer a análise. São demandas normais de município”, voltou a desconversar, após o ATUAL7 insistir na disponibilização das demandas formalizadas pelos prefeitos, para controle social.

Brandão assumiu o controle indireto do Palácio dos Leões durante quase as duas primeiras semanas de 2021. Sob autorização de Flávio Dino, que estava de férias, assumiu compromissos institucionais com prefeitos municipais, enquanto buscava o voto destes para Fábio Gentil (Republicanos), prefeito de Caxias, na disputa pela presidência da Famem.

Contudo, também sob anuência de Dino, o Palácio dos Leões fez jogo duplo, por meio de troco do secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, provocando a vitória do prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), para mais dois anos de comando da entidade municipalista. Ele teve como apoiador principal o senador Weverton Rocha (PDT), um dos adversários de Carlos Brandão na sucessão estadual em 2022.

Apesar das promessas aos prefeitos terem sido feitas pelo vice-governador, Flávio Dino terá de manter todas as propostas de celebração de convênios com os municípios. Se assim não fizer, estará traindo Carlos Brandão, de quem depende, exclusivamente, o sonho do comunista de disputar o Senado Federal.



Comente esta reportagem