Após depoimento de laranja, CPI dos Combustíveis vai ouvir Pacovan
Política

Após depoimento de laranja, CPI dos Combustíveis vai ouvir Pacovan

A oitiva está marcada para a próxima terça-feira (6). Ele será ouvido na condição de testemunha

A CPI dos Combustíveis na Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quarta-feira (30), por unanimidade, a convocação do agiota Josival Cavalcante da Silva, o Pavocan.

A oitiva está marcada para a próxima terça-feira (6). Ele será ouvido na condição de testemunha.

Desta forma, caso falte à CPI, pode ser conduzido coercitivamente. Também pode ser preso em flagrante se não manter o compromisso de dizer a verdade aos parlamentares, conforme previsto na Constituição Federal e o Código de Processo Penal.

O depoimento de Pacovan foi aprovado pela Comissão Parlamentar de Inquérito após a proprietária no papel do posto Joyce VII, Rafaely de Jesus Souza Carvalho, confirmar que não tem qualquer controle sobre o empreendimento, e sim o agiota.

Segundo documentos relacionados à quebra de sigilo fiscal do Joyce VII, no início deste ano, embora tenha realizado pouca compra de combustíveis, o posto efetuou diversas operações de venda durante todos os dias.

À maioria esmagadora das perguntas feitas pela CPI, Rafaely Carvalho repetiu que não sabia o que falar a respeito do funcionamento do posto de combustíveis, ou ficou calada.

Apenas em relação a um posto no Angelim, em São Luís, onde segundo ela funcionava uma espécie de central dos postos controlados por Pacovan, ela soube responder, mas somente que foi vendido. Conforme mostrou o ATUAL7, um dos novos proprietários do antigo Joyce V, agora funcionando como Petro São Francisco, é o senador Weverton Rocha (PDT).



Comente esta reportagem