Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, deve ser candidata a vereadora em 2024
Política

Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, deve ser candidata a vereadora em 2024

Vaga na chapa de Eduardo Braide pode ser ocupada pelo MDB, de Marcus Brandão

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda (PSD), deve disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Luís nas eleições de 2024.

A decisão foi tomada após ela ser informada que o prefeito da capital, Eduardo Braide (PSD), negociará a vaga de vice com aliados na corrida pela reeleição ao cargo no pleito do ano que vem.

Favorito, Braide pretende concluir a eleição ainda no primeiro turno.

Esmênia, apesar de mulher, professora, policial e negra, segundo pessoas próximas do gestor municipal, pouco agregaria para uma possível vitória logo na primeira etapa da eleição.

Além disso, ainda de acordo com interlocutores do prefeito de São Luís, Braide analisa disputar o Governo do Maranhão em 2026, caso seja reeleito no primeiro turno para a prefeitura no próximo ano. Nesse sentido, dizem, precisaria de alguém mais próximo e de maior confiança para eventual substituição no comando do Palácio de La Ravardière.

Marcus Brandão, diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão e irmão do governador Carlos Brandão (PSB), estaria de olho na vaga, para o MDB, eterno partido da família Sarney, agora sob seu comando. Ele próprio não poderia concorrer, por conta do parentesco com o chefe do Executivo estadual, o que é vetado pela Constituição, mas uma indicação circunstancial não estaria descartada.

Foto: Leonardo Mendonça/ Agência Câmara



Comentários 1

  1. Helena

    Julio Pinheiro, vice-prefeito, na chapa de Edivaldo, foi candidato a vereador e não se elegeu mesmo contando com o apoio do sindicato dos professores estadual. O que me chamou a atenção na eleição de 2020 foi a vitória da candidata a vereadora Silvana Noely. Ela era uma desconhecida para a maioria dos ludovicenses mesmo sendo assessora direta de Edivaldo Holanda Jr há vários anos. E o Júlio Pinheiro, mas conhecido não logrou êxito. Se o quiser ajudar a companheira de chapa dele a ser vereadora, terá que usar a força da máquina municipal, porque Esmênia não é conhecida, não tem carisma, e qd ocupou o posto de secretária de educação, não era muito simpática com os funcionários da Semed, pelo menos era isso que se comentava nas escolas. Bom de qualquer forma, ela nem Braide terão o meu voto.

Comente esta reportagem