Esmênia Miranda
Braide estuda colocar Esmênia, sua vice, na Educação de São Luís
Política

Anúncio é esperado para esta terça-feira 29. Escolha cumpriria promessa de campanha e abrigaria o PSD, de Edilázio Júnior

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), analisa colocar a vice-prefeita eleita da capital, Esmênia Miranda, no comando da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Ela é professora e policial militar do Maranhão.

A escolha, além de contemplar sua vice, conforme promessa feita durante toda a campanha eleitoral, de que ela o ajudaria a administrar a cidade, tem também como objetivo abrigar o PSD, partido de Esmênia e controlado no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior. O anúncio é esperado para esta terça-feira 29.

Além da Semed, o PSD tem ainda indicação para a Semman (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

Segundo fontes próximas ao prefeito eleito ouvidas pelo ATUAL7, o martelo ainda não foi batido porque o cargo é disputado por outros três nomes, dois do PDT e um do próprio Podemos de Braide. Para diversas outras pastas de primeiro, segundo e até terceiro escalão, um mapa de indicações de partidos aliados, além de lideranças políticas e do meio empresarial, tem dificultado a batida final do martelo.

Apesar de se tratar de cargos públicos, custeados pelo erário, mesmo procurado pelo ATUAL7, Braide tem agido com falta de transparência nas negociações pelo comando de pastas na prefeitura de São Luís, e divulgado a conta-gotas os poucos nomes já confirmados, além de nada informado a respeito da transição de gestão, mesmo restando apenas quatro dias para que ele tome posse do Palácio de La Ravardière.

Por receio de represálias, isto é, de não ter aceita nenhuma indicação para cargos, pessoas próximas ao prefeito eleito de São Luís tem aceitado dar declarações apenas em reservado.

Braide grava vídeo com Esmênia, duas semanas após deixar de falar nas redes sobre vice-prefeita eleita
Política

Gravação ocorre após o ATUAL7 noticiar que ela havia deixado de ser mencionada nas redes sociais pelo prefeito eleito de São Luís

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), divulgou vídeo nas redes sociais em que aparece ao lado da vice-prefeita eleita, Esmênia Miranda (PDS).

“Esmênia, que alegria poder te rever, que felicidade saber que você já está junto conosco aí, trabalhando pela nossa cidade”, disse Braide, sem detalhar que tipo de atividade está sendo exercida pela vice-prefeita eleita.

A gravação ocorre após o ATUAL7 noticiar que, diferentemente do período eleitoral, Esmênia havia deixado de ser mencionada por Braide nas redes sociais desde a vitória nas urnas, há 15 dias.

Infectada pelo novo coronavírus na última semana do pleito municipal de 2020, a vice-prefeita eleita já está recuperada da Covid-19.

Braide não fala nas redes sobre a vice-prefeita eleita, Esmênia Miranda, desde a vitória nas urnas
Política

Prefeito eleito de São Luís sequer informa se companheira de chapa está curada da Covid-19 ou se conversou com ela sobre a formação da equipe de transição e futura gestão

Em oposto de como agia durante toda a campanha eleitoral pelo comando da prefeitura de São Luís, quando constantemente agradecia a presença da professora e policial militar Esmênia Miranda (PSD) em sua chapa e garantia que teria o auxílio dela na eventual gestão, o prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), deixou de fazer qualquer menção em suas redes sociais à vice-prefeita eleita desde a vitória nas urnas, no dia 29 de novembro.

Quase duas semanas depois da eleição, sequer há uma única publicação de Braide desejando recuperação ou informando se Esmênia já foi curada da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus e que tirou a vice-prefeita eleita das ruas na reta final da campanha.

Na divulgação de nomes da equipe de transição e da futura administração, Braide também não menciona nas redes se conversou com Esmênia Miranda sobre a escolha dos indicados.

Aparentemente escanteada desde o fim da disputa eleitoral, a própria vice-prefeita eleita tem feito publicações no Instagram apenas de cunho pessoal, sem qualquer comentário sobre as discussões da transição de administração nem da gestão que se inicia a parte de 1º de janeiro próximo.

Após aglomerar com Braide e Neto, candidata a vice-prefeita de São Luís é diagnosticada com Covid-19
Política

Candidato do Podemos suspendeu toda a agenda de campanha. Debate da TV Guará, marcado para hoje, foi cancelado

A candidata a vice-prefeita pela coligação “Pra Frente, São Luís”, Esmênia Miranda (PSD), foi diagnosticada com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo cabeça de chapa, Eduardo Braide (Podemos), na tarde desta terça-feira 24.

Nos últimos dias, Esmênia e Braide aglomeraram por diversas vezes em diversos pontos da capital, quase sempre acompanhados do candidato derrotado ao Palácio de La Ravardière, Neto Evangelista (DEM).

Nas redes sociais, Braide anunciou que, por conta do contato constante com a candidata a vice, toda a sua agenda de campanha está suspensa até o resultado de exame para detecção para Covid-19 a que se submeteu. Por esta razão, o debate da TV Guará, que estava marcado para as 22h de hoje, foi cancelado pela emissora.

Sobre as dezenas de militantes que acompanharam Braide e Esmênia durante as caminhadas e carreatas realizadas nos últimos dias, porém, até o momento, não foi dada qualquer informação de eventual afastamento das ruas, isolamento social ou realização de exame para Covid-19 por estas pessoas.

Também não há informações a respeito de quais medidas sanitárias e de segurança serão tomadas, ou que já possam ter sido, por Neto Evangelista.