Dra. Thaíza Hortegal
Frente parlamentar para fiscalização de barragens e comportas é instalada na Alema
Política

Iniciativa é da deputada Thaíza Hortegal, após a falta de infraestrutura na barragem do Pericumã causar inundação em bairros de Pinheiro

Com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a situação das barragens e comportas no estado a fim de prevenir acidentes e o desequilíbrio do ecossistema no território maranhense, a Assembleia Legislativa instalou, nessa terça-feira 19, a Frente Parlamentar para Fiscalização das Barragens e Comportas no Estado do Maranhão.

A iniciativa foi defendida pela deputada Thaíza Hortegal (PP), escolhida como coordenadora da Frente, após a falta de infraestrutura na barragem do Pericumã causar inundação em bairros de Pinheiro.

Ela terá a responsabilidade de organizar e divulgar programas, projetos e eventos da Frente, além de conduzir reuniões, convocar audiências públicas, articular ações integradas com outros poderes e realizar visitas técnicas que resultem na elaboração de um relatório apontando ações que prezem pela preservação das condições estruturais, administrativas e de manutenção das barragens e comportas.

Com a instalação, o próximo passo será oficiar os órgãos competentes e entidades sobre o início dos trabalhos e compor o corpo técnico da Frente.

Em discurso, Thaíza Hortegal enalteceu uma reunião do prefeito do município, Luciano Genésio (PP), no Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília, com a participação do senador Weverton Rocha (PDT) e do deputado federal André Fufuca (PP), para atualizar a situação da barragem no Rio Pericumã e outras estruturas no Maranhão.

“Já vamos comunicar o início dos trabalhos da Frente Parlamentar e nos colocar à disposição para compilar essas demandas e garantir um fluxo de ação mais prático. E, claro, cobrar agilidade na obra da nossa barragem em Pinheiro, assunto trazido por nós e que, graças a Deus, nessa articulação política do prefeito Luciano, do deputado André Fufuca e do senador Weverton Rocha, conseguiram agilizar a reunião com a equipe do ministério”, disse.

Thaíza Hortegal propõe Frente por soluções para comporta no Rio Pericumã
Política

Rompimento de cabos vem ocasionando inundações em vários bairros ribeirinhos de Pinheiro

A deputada Thaíza Hortegal (PP) apresentou, em sua primeira manifestação na Assembleia Legislativa do Maranhão, proposta de criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar e buscar soluções para os problemas da comporta na barragem do Rio Pericumã, em Pinheiro.

Segundo a parlamentar, no início desta semana, houve o rompimento de cabos de aço da comporta, ocasionando inundações em vários bairros ribeirinhos.

“Pedi ao governo que possa deslocar uma equipe e dê um olhar atento para aquele município tão importante para a Baixada Maranhense, tomando providências o mais rápido possível. Fortes chuvas vêm caindo na região e esse risco está iminente para as famílias ribeirinhas. A prefeitura [de Pinheiro] vem fazendo a sua parte. A equipe técnica está no local, mas a manutenção da comporta é de responsabilidade do Governo Federal e, hoje, ela passa a ser também de todos nós”, disse.

Para a deputada, o momento é de buscar soluções práticas.

Thaíza Hortegal pediu que todas as esferas concentrem esforços para resolver a situação da comporta, que, denunciou ela, está há 36 anos sem uma reforma significativa. Também protocolou uma indicação à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), para que preste assistência técnica no local.

"É momento de todos nós, governador, deputados estaduais, federais e senadores maranhenses cobrarmos, junto ao Ministério da Integração, uma solução prática para resolver, de uma vez por todas, esse caos, que pode gerar uma calamidade sem precedentes", declarou.

PR indica Detinha para 2ª vice da Assembleia; Dra. Thaíza será a 3ª vice
Política

Oposição também terá uma vaga na nova composição da Mesa Diretora

Eleita deputada estadual mais votada do Maranhão, com mais de 88 mil votos, a ex-prefeita de Centro do Guilherme, Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues, a Detinha (PR), foi indicada para a 2ª vice-presidência da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2019/2020.

A parlamentar foi indicada pelo bloco PR/PRTB, formado, respectivamente, pela bancada eleita pelo seu marido, Josimar de Maranhãozinho, os deputados Hélio Soares e Vinícius Louro, além dela própria; e pelos deputados Dr. Leonardo Sá e Felipe dos Pneus.

Além dela, também foi acordada a vaga da 3ª vice-presidência da nova Mesa Diretora, para a Dra. Thaíza Hortegal. Ela foi indicada pelo bloco PP/Solidariedade, formado, respectivamente, pelo deputado Ciro Neto, correligionário de Thaíza no Progressistas; e pelos deputados Fernando Pessoa, Rildo Amaral e Helena Duailibe.

Antes de Detinha e Dra. Thaíza, também já estavam fechadas as vagas da própria Presidência da Casa para o atual presidente, deputado Othelino Nelo (PCdoB) e a 1ª vice-presidência para o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT).

Há ainda um entendimento de que a 1ª Secretaria ficará com o DEM, que tem como deputados eleitos Neto Evangelista, Andreia Rezende, Paulo Neto, Daniella Tema e Antônio Pereira, mas ainda não fechou quem será o nome indicado.

A oposição também terá uma vaga na nova composição da Mesa Diretora.