Laércio Arruda
Prefeito de Lago da Pedra entra com representação contra o presidente da Câmara
Política

Documento foi protocolado no TCE. Laércio Arruda acusa Ananias Bezerra de omitir da Corte de Contas e do Portal da Transparência da Casa diversas licitações e contratos do Legislativo municipal

O prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, entrou com uma representação contra o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ananias Bezerra, ambos do PSDB, por irregularidade na transparência pública. O documento foi protocolado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, no último dia 10.

De acordo com o gestor, o chefe do Legislativo municipal omitiu da Corte de Contas diversas licitações e contratos realizados em sua gestão, além de haver deixado de atualizar o Portal da Transparência da Câmara — baixe o documento.

Para comprovar as acusações, Láercio Arruda anexou diversas telas do mural de licitações e contratos do próprio TCE/MA, e ainda do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Lago da Pedra, que mostram que os respectivos sistemas não têm sido corretamente alimentados, como determinam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e instruções normativas do tribunal.

O prefeito requer ao TCE maranhense que determine, cautelarmente, a suspensão de todos os pagamentos referentes aos contratos omitidos do Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratações Públicas (SACOP) do tribunal, até que as informações estejam integralmente inseridas no mural da Corte de Contas e no site orçamentário da Câmara.

No mérito, Laércio Arruda pede que Ananias Bezerra seja condenado ao pagamento de multa por cada irregularidade apontada, e que a gestão do vereador a frente da Câmara Municipal, em relação as licitações e contratos omitidos, sejam alvo do Plano de Fiscalização do Órgão para Apreciação da Legalidade dos Procedimentos Licitatórios, para que seja apurada a existência de possíveis ilegalidades e lesividade ao patrimônio público e à moralidade administrativa.

Palácio dos Leões vira ponto de reunião de pré-campanha de Weverton Rocha
Política

Vídeo mostra Flávio Dino passando o microfone para o prefeito Laércio Arruda declarar voto próprio e do “povo” de Lago da Pedra no pedetista

Com a participação direta do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o Palácio dos Leões virou ponto de reunião da pré-campanha do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado Federal.

O ato político dentro da sede do Poder Executivo estadual aconteceu nesta quinta-feira 31, durante a entrega de kits e equipamentos agrícolas a oito municípios maranhenses.

Em vídeo postado pelo próprio Rocha no Twitter, o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda (PSDB), um dos beneficiados com os equipamentos, aparece recebendo o microfone de Dino e fazendo, logo em seguida, uma espécie de repente ao pedetista, exaltando e declarando seu voto e do município no parlamentar. “Oh, Weverton, obrigado! Agradeço com amor. Povo de Lago da Pedra, agora nesse trator, te digo defende agora: você é o meu senador”, cantou.

O vídeo mostra ainda o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry Barroso, que já declarou abertamente o apoio do PCdoB à Weverton Rocha, aplaudindo e sorrindo com prefeitos e lideranças que estavam no local, após o repente de Arruda.

No Maranhão, o Ministério Público Eleitoral (MPE) é comandado pelo procurador-federal Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco. Cabe a ele acionar o trio na Justiça Eleitoral.