Antes de desobedecer isolamento, Lula Fylho exaltou Bombeiros por retirar pessoas da Litorânea
Cotidiano

Antes de desobedecer isolamento, Lula Fylho exaltou Bombeiros por retirar pessoas da Litorânea

Mesmo com aumento de casos confirmados e de óbitos por Covid-19, secretário de Saúde de São Luís fez caminhada na orla

Quase um mês antes de desobedecer a norma de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, usou o Instagram para exaltar o Corpo de Bombeiros do Maranhão por retirar pessoas que estavam na Avenida Litorânea fazendo a mesma coisa que, neste domingo 19, ele fez: atividade física na orla.

“Parabéns pela iniciativa do Corpo de Bombeiros de usar a estratégia do som no veículo para convencer mais pessoas a ficarem em casa. Infelizmente ainda precisamos alertar sobre os riscos, parece que ainda não entenderam o momento que estamos vivendo. Por favor, fiquem em casa. Só saiam se for necessário”, publicou, em 22 de março.

À época, São Luís registrava apenas dois casos confirmados de Covid-19, e nenhum óbito. Agora, com o sistema de saúde pública na iminência de entrar em colapso, segundo dados mais recentes da SES (Secretaria de Estado da Saúde), já são quase 1 mil pessoas diagnosticadas, com 40 mortes em decorrência da doença, apenas na capital.

Apesar do aumento exponencial de casos na cidade, questionado pelo ATUAL7 sobre a caminhada na Litorânea —fechada para caminhadas da população em geral por ordem do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís para evitar a propagação do novo coronavírus—, o secretário de Saúde de São Luís fez pouco caso à desobediência da norma de isolamento social.

“A pergunta que fica no ar é: a pessoa que pode ir pro front. Dentro de hospital e que está trabalhando com várias pessoas da saúde não pode andar sozinho na Litorânea que está aberta? Não posso entrar na insanidade. Tenho que cuidar do pulmão e da mente. Luta grande e não vou me prender a essas críticas não. Eu acho justo sair. Sozinho, como fiz”, disse.

Dos óbitos registrados em São Luís, inclusive, três pessoas eram da rede pública municipal de saúde, comandada por Lula Fylho. Servidores que, realmente, estavam na linha de frente de combate ao novo coronavírus.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem