‘Só pensam em fazer julgamentos’, diz Lula Fylho sobre críticas por caminhada na Litorânea
Política

‘Só pensam em fazer julgamentos’, diz Lula Fylho sobre críticas por caminhada na Litorânea

Secretário de Saúde de São Luís desobedeceu medida de isolamento social contra o novo coronavírus. Prefeito Edivaldo Júnior segue em silêncio

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, voltou a fazer pouco caso sobre a desobediência à medida de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus, defendida pela próprio prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a quem é, ao menos na hierarquia institucional, diretamente subordinado.

No Twitter, sem mencionar que usou parte do dia para fazer caminhada na Avenida Litorânea, o titular da Semus demonstrou que, apesar da repercussão negativa, continua não se importando com reprovações, classificadas por ele como “julgamento”, ao seu ato.

“Hora de parar um pouco. Domingo 23h já dar pra desligar. Enquanto muitos só pensam em fazer julgamentos eu continuo é trabalhando firme. Tem crise maior para cuidarmos. Vamos em frente, essa semana tende a ser duríssima. Deus abençoe a todos”, publicou.

Conforme mostrou o ATUAL7, o titular da Semus aproveitou o domingo ensolarado, desse domingo 19, para fazer uma caminhada na orla da Avenida Litorânea, sob a alegação de que estava só, sem colocar outras pessoas em risco, e que precisava desestressar por, segundo ele, estar na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.

“A pergunta que fica no ar é: a pessoa que pode ir pro front. Dentro de hospital e que está trabalhando com várias pessoas da saúde não pode andar sozinho na Litorânea que está aberta? Não posso entrar na insanidade. Tenho que cuidar do pulmão e da mente. Luta grande e não vou me prender a essas críticas não. Eu acho justo sair. Sozinho, como fiz”, alegou.

Ocorre que, além de Lula Fylho ser secretário de Saúde da capital, por determinação do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís, atividades físicas estão proibidas na Avenida Litorânea para a população em geral, há duas semanas, justamente para evitar que pessoas que alegam fazer caminhadas e corridas sozinhas acabem gerando aglomeração.

No mês passado, inclusive, o próprio titular da Semus usou o perfil pessoal no Instagram para exaltar o Corpo de Bombeiros do Maranhão por retirar pessoas que estavam na Avenida Litorânea fazendo a mesma coisa que, ontem, ele fez: atividade física na orla.

À época, São Luís registrava apenas dois casos confirmados de Covid-19, e nenhum óbito. Agora, com o sistema de saúde pública já em colapso, com pacientes sendo rejeitados em UPAs e hospitais por falta de vagas e de respirador, já são mais de 1 mil pessoas diagnosticadas, e mais de 40 mortes em decorrência da doença, apenas na capital.

Procurado pelo ATUAL7, por e-mail encaminhado à Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) e em mensagem e ligação telefônica à titular da pasta, Conceição Castro, para se posicionar sobre a desobediência de seu secretário de Saúde à principal medida de enfrentamento à pandemia, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior ainda não retornou o contato.



Comentários 2

  1. Roseclay Carvalho Vieira

    Eu só gostaria de saber onde estava a polícia, a guarda municipal e o corpo de bombeiros que permitiram a esse cidadão caminhar na Avenida Litorânea nesse período. Agora se todos que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 pensarem igual? A avenida ficará lotada, pois o stress é igual a todos. Já em reportagem na TV uma mulher sendo brutalmente presa por está sozinha sentada num banco de uma praça. A lei deve ser pra todos e não classificada como um simples julgamento.

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem