Secretário de Saúde, Lula Fylho desobedece norma de isolamento e faz caminhada na Litorânea
Cotidiano

Secretário de Saúde, Lula Fylho desobedece norma de isolamento e faz caminhada na Litorânea

Ele alega que estava sozinho, e fez pouco caso da atitude. População foi proibida pelo governo e pela prefeitura de praticar atividades físicas no local

O secretário municipal de Saúde Lula Fylho, maior autoridade pública da capital no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, desobedeceu uma das principais normas de isolamento social baixadas pelo Governo do Maranhão, com o apoio da Prefeitura de São Luís.

Em fotos compartilhadas por usuários nas redes sociais, e pelo próprio titular da pasta no Instagram, é possível observar que ele resolveu aproveitou o domingo ensolarado para fazer caminhada na Avenida Litorânea.

Embora as imagens mostrem que Lula Fylho estava sozinho, sem aglomeração, e ele próprio tenha alegado isso na publicação no Instagram, há exatas duas semanas, por determinação de Flávio Dino (PCdoB) e de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a Litorânea teve todos os acessos fechados para a população em geral pela Polícia Militar do Maranhão e a SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), justamente para evitar que caminhadas solitárias se transformassem em grande aglomeração de pessoas.

Questionado pelo ATUAL7, o titular da Saúde de São Luís fez pouco caso à norma de isolamento social.

“A pergunta que fica no ar é: a pessoa que pode ir pro front. Dentro de hospital e que está trabalhando com várias pessoas da saúde não pode andar sozinho na Litorânea que está aberta? Não posso entrar na insanidade. Tenho que cuidar do pulmão e da mente. Luta grande e não vou me prender a essas críticas não. Eu acho justo sair. Sozinho, como fiz”, disse.

Segundo dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado da Saúde), confirmados pela própria pasta comandada por Lula Fylho, até o momento, São Luís concentra quase 1 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, e 40 pessoas já morreram em decorrência da doença.