Braide lidera intenções de voto e três empatam em 2º lugar, mostra Datailha
Política

Braide lidera intenções de voto e três empatam em 2º lugar, mostra Datailha

Pré-candidato do PCdoB e com maior aliança partidária, Rubens Júnior aparece entre os últimos colocados

O deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato do Podemos à Prefeitura de São Luís, lidera as intenções de voto na pesquisa Datailha/Vieira Press, divulgada nesta quarta-feira 22.

De acordo com o levantamento, Braide tem a preferência de 40,1% dos eleitores ouvidos no cenário estimulado, quando são apresentados ao eleitor opções de voto.

Em segundo lugar aparecem três concorrentes tecnicamente embolados, levando em consideração a margem de erro de 3 pontos percentuais: os deputados estaduais Duarte Júnior (Republicados), com 9,5%; Wellington do Curso (PSDB), com 7,8%; e Neto Evangelista (DEM), com 6,7%.

Nome do PCdoB, partido do governador Flávio Dino, e pré-candidato com a maior aliança partidária, o ex-secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, aparece entre os últimos colocados, com 3,5% das intenções de voto.

Antes dele, segundo o Datailha, pontuaram melhor o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), com 4,7%; e o deputado estadual Adriano Sarney (PV), com 3,9%.

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) tem 2,3%; e o comunicador Jeisael Marx (Rede) 2,0%. Na rabeira aparece o juiz federal aposentado Carlos Madeira (SD), com apenas 1,1%.

Declararam voto branco ou nulo 10,7% dos entrevistados e 7,7% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 15 de julho de 2020 e ouviu 1.014 eleitores. A pesquisa está registrada sob o número MA-0027/2020, com 95% de nível de confiança.

Por considerar como manipulação eleitoral o questionamento em que Rubens Júnior é apontado falsamente como pré-candidato do ex-presidente Lula —o PT tem pré-candidatura própria, da bacharela em Direito e feminista Cricielle Muniz, não inserida pelo Datailha na sondagem—, o ATUAL7 decidiu não divulgar o resultado da pesquisa referente ao boato criado pelo instituto.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem