Zé Reinaldo repete Eduardo Braide e desinforma sobre concurso na Caema
Política

Zé Reinaldo repete Eduardo Braide e desinforma sobre concurso na Caema

Ex-governador também omitiu informação de que certame foi realizado por determinação judicial

Ao dizer que Eduardo Braide (Pode) fez concurso para mais de 1 mil pessoas quando era presidente da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), o ex-governador José Reinaldo Tavares desinforma.

“[Eduardo Braide] me ajudou muito a melhorar o IDH do Maranhão naquele tempo. Ele colocou água nos 100 municípios mais pobres do Maranhão, ‘Água em Minha Casa’ nosso programa. Fez concurso para mais de mil pessoas na Caema, e colocou água em vários pontos de São Luís que não conseguia ter água”, diz Zé Reinaldo, sem entrar em detalhes sobre cada item, em vídeo publicado nas redes sociais pelo próprio Braide.

O problema aí é que, embora durante a gestão de Braide, o concurso na Caema foi realizada por determinação judicial, e não por iniciativa de Braide, como faz parecer a declaração do ex-governador, com a omissão do dado.

A informação descontextualizada, que vem sendo divulgada pelo próprio Eduardo Braide desde a campanha eleitoral de 2016, foi checada pelo ATUAL7 no mês passado, com base em documentos oficiais da própria Caema, e publicada também no Sem Migué, plataforma de fact-checking que conta com a colaboração de checadores voluntários.

Segundo documentos anexados ao processo 866/2006, do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão, que trata sobre a legalidade da contração de empresa para a realização do certame, a determinação partiu da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, no bojo da Ação Civil Pública nº 1412/2000, proposta pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) do Maranhão.

Na Justificativa Técnica apresentada pela própria Caema, é detalhado que, em acordo firmado com o MPT, a companhia foi “obrigada a realizar o Concurso Público objetivando a contratação de 729 empregados para substituir a mão-de-obra terceirizada utilizada em sua atividade-fim, bem como resolveu pela contratação de mais 283 empregados em razão da necessidade de recompor o seu quadro de pessoal, perfazendo um total de 1.1012 vagas para os cargos de nível médio e superior (…), além da formação de cadastro de reserva”.

Apesar da checagem, assim como fez Zé Reinaldo, sem ser desmentido pelos adversários, Braide segue disseminando a informação descontextualizada em debates, entrevistas em que não é questionado e no site oficial de campanha.



Comente esta reportagem