José Reinaldo Tavares
Zé Reinaldo tenta virar garoto de recado, mas esbarra em medo de Dino
Política

Governador do Maranhão tem fugido de rompimento com Weverton Rocha e evitado anunciar apoio a Carlos Brandão para 2022

O ex-governador José Reinaldo Tavares (sem partido) tentou nesta quinta-feira (6), pela terceira vez, servir de garoto de recado do governador Flávio Dino (PCdoB) na disputa pelo Palácio dos Leões em 2022.

Há um mês, ele vem expelindo ameaças contra o senador Weverton Rocha (PDT) e à coalização de partidos e lideranças que apoiam o pedetista, de que quem não seguir o direcionamento de Dino em favor de Carlos Brandão (PSDB) na sucessão estadual estará fora do grupo governista.

Ocorre que, além de não ter qualquer influência ou poder próprio de comando político no Estado, Zé Reinaldo vem repetindo bravatas sozinho. Apesar da insistência nas tentativas de intimidações, nenhuma tem sido ecoada por Dino, que a cada dia mais demonstra ter medo de Weverton Rocha do que coragem de defenestrá-lo com seus menudos do Palácio dos Leões.

Pré-candidato ao Senado Federal e ainda sonhando em ser vice de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, Flávio Dino sabe que perdeu a fidelidade e controle que achava ter sobre as estruturas de poder do e no Estado, hoje quase todas ocupadas e dominadas por adeptos da candidatura de Weverton ao governo do Maranhão. Por esta razão, ele tem fugido de rompimento com o pedetista e evitado anunciar apoio a Carlos Brandão para 2022.

Em novembro do ano passado, após ver seu poderio se esvair publicamente com a vitória de Eduardo Braide (Podemos) em São Luís, Dino ainda tentou seguir, como Zé Reinado defende que ele faça, a receita de coronéis da política como Vitorino Freire e José Sarney (MDB), e ameaçou encastelados com a até hoje não concretizada “revisão de alianças”.

Porém, como não tem mais reverência nem de correlegionários do PCdoB, onde a maioria está pactuada com Weverton Rocha, e prestes a perder o único mando que ainda possui no estado, o cargo de governador, Dino recuou.

Líder sem liderados, caso tivesse avançado na tentativa de amedrontamento, poderia estar enfrentando dificuldades para se manter erguido estadual e nacionalmente.

Zé Reinaldo volta a ser aliado de Dino e ganha cargo no Porto do Itaqui
Política

Ex-governador do Maranhão será nomeado diretor de relações institucionais da EMAP. Movimentação tem como foco disputa eleitoral de 2022

Reatado politicamente com o atual inquilino do Palácio dos Leões, Flávio Dino (PCdoB), o ex-governador José Reinaldo Tavares (sem partido) voltará a ocupar um cargo pomposo no Governo do Maranhão. Desde as eleições de 2018, criatura e o criador estavam de laços cortados.

Após reunião com Dino na tarde desta segunda-feira (26), Zé Reinaldo será nomeado como novo diretor de relações institucionais do Porto do Itaqui, gerenciado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). "Com sua grande experiência em cargos públicos e diálogo com o setor privado, vai contribuir na formulação de projetos para novos investimentos", anunciou o comunista sobre a indicação, nas redes sociais.

O retorno do ex-governador ao dinismo é fruto de articulação costurada pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB), sucessor natural e candidato confirmado de Flávio Dino ao Palácio dos Leões em 2022. Embora só venha sentar na cadeira, oficialmente, a partir de abril do próximo ano, incentivado e com aval de Dino, Brandão já vem atuando, antecipadamente, como chefe do Executivo.

Dino reata com Zé Reinaldo e quer Cleide Coutinho na vice de Brandão
Política

Com composição, governador complementaria mais uma vez o PDT numa chapa majoritária e homenagearia Humberto Coutinho e Jackson Lago

Fruto de uma articulação costurada pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB), o governador Flávio Dino (PCdoB) reatou as relações políticas com o ex-governador José Reinaldo Tavares (sem partido), preterido pelo comunista em 2018.

No final da semana passada, Dino recebeu Zé Reinaldo no Palácio dos Leões, quando não só aparou arestas antigas, como acertou o embarque do ex-governador no seu governo.

Reinaldo passa a integrar a equipe do comunista nesta semana, numa fase em que Flávio Dino parece fazer uma repaginação de algumas desavenças do passado, além de sugerir uma homenagem não só a um dos seus principais tutores na política como a alguns nomes in memoriam, a exemplo dos saudosos Jackson Lago e Humberto Coutinho.

Neste sentido, fontes palacianas ouvidas pelo ATUAL7 garantem que é da própria cabeça de Flávio Dino a ideia de unir todo grupo em torno da eleição do vice-governador Carlos Brandão no próximo ano, numa chapa composta ainda pela deputada estadual Cleide Coutinho (PDT).

Com a composição, ressaltam as fontes, Flávio Dino estaria matando alguns coelhos com uma só cajadada: contemplaria mais uma vez o PDT numa chapa majoritária –em 2018, o partido ganhou uma vaga no Senado, com a eleição de Weverton Rocha–, e homenagearia dois nomes de extrema importância para o início da sua vida na política, nessa harmonia de reconciliação com o passado: Coutinho e Lago.

Zé Reinaldo repete Eduardo Braide e desinforma sobre concurso na Caema
Política

Ex-governador também omitiu informação de que certame foi realizado por determinação judicial

Ao dizer que Eduardo Braide (Pode) fez concurso para mais de 1 mil pessoas quando era presidente da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), o ex-governador José Reinaldo Tavares desinforma.

“[Eduardo Braide] me ajudou muito a melhorar o IDH do Maranhão naquele tempo. Ele colocou água nos 100 municípios mais pobres do Maranhão, ‘Água em Minha Casa’ nosso programa. Fez concurso para mais de mil pessoas na Caema, e colocou água em vários pontos de São Luís que não conseguia ter água”, diz Zé Reinaldo, sem entrar em detalhes sobre cada item, em vídeo publicado nas redes sociais pelo próprio Braide.

O problema aí é que, embora durante a gestão de Braide, o concurso na Caema foi realizada por determinação judicial, e não por iniciativa de Braide, como faz parecer a declaração do ex-governador, com a omissão do dado.

A informação descontextualizada, que vem sendo divulgada pelo próprio Eduardo Braide desde a campanha eleitoral de 2016, foi checada pelo ATUAL7 no mês passado, com base em documentos oficiais da própria Caema, e publicada também no Sem Migué, plataforma de fact-checking que conta com a colaboração de checadores voluntários.

Segundo documentos anexados ao processo 866/2006, do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão, que trata sobre a legalidade da contração de empresa para a realização do certame, a determinação partiu da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, no bojo da Ação Civil Pública nº 1412/2000, proposta pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) do Maranhão.

Na Justificativa Técnica apresentada pela própria Caema, é detalhado que, em acordo firmado com o MPT, a companhia foi “obrigada a realizar o Concurso Público objetivando a contratação de 729 empregados para substituir a mão-de-obra terceirizada utilizada em sua atividade-fim, bem como resolveu pela contratação de mais 283 empregados em razão da necessidade de recompor o seu quadro de pessoal, perfazendo um total de 1.1012 vagas para os cargos de nível médio e superior (…), além da formação de cadastro de reserva”.

Apesar da checagem, assim como fez Zé Reinaldo, sem ser desmentido pelos adversários, Braide segue disseminando a informação descontextualizada em debates, entrevistas em que não é questionado e no site oficial de campanha.

“Quem elege é o voto do povo e não pesquisa”, afirma José Reinaldo
Política

Candidato chamou a atenção para o número de indecisos revelado na intenção de votos para o Senado. Ibope apontou que 38% não sabem em quem votar ou não responderam

O deputado federal e candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares (PSDB), afirmou estar confiante no crescimento da sua campanha na reta final das eleições. Durante esta semana, ele recebeu diversas manifestações de apoio de famílias de assentamentos, lideranças comunitárias e líderes de entidades de classe, vereadores e ex-vereadores de São Luís e de várias regiões do Maranhão.

“Quem elege o candidato é o voto do povo e não pesquisa. A intenção de votos está sujeita a uma série de alterações, como novos fatos que surgem no cenário político até o dia da eleição”, disse Zé Reinaldo.

O tucano lembrou, ainda, a margem de erro nas pesquisas e a dificuldade de acesso dos institutos às diversas regiões do estado, que tem enorme extensão territorial.

“Intenção de votos é diferente da apuração do voto”, disse. “Nem sempre ela reflete a realidade do dia da apuração. E a história já mostrou isso. Ou seja, o resultado desta eleição nós só vamos saber mesmo no início da noite do dia 7 de outubro”, frisou.

Indecisos

Zé Reinaldo chamou a atenção para o número de indecisos revelado na intenção de votos para o Senado. Segundo a pesquisa Ibope MA-06667/2018, divulgada na semana passada, 38% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam.

“Tenho sido procurado e recebido declarações de apoio de lideres comunitários, dirigentes de associações de classe, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, amigos de vida pública e política, pelas regiões que passei nas últimas semanas”, revelou o candidato.

“Quero aqui agradecer por tanto apoio, por tanto carinho que tenho recebido do Maranhão inteiro. Onde eu chego sou abraçado e recebido com um respeito, o que já me faz vitorioso. A população já decidiu: quer um senador mais perto do povo. E o povo elege é quem ele confia”, concluiu Zé Reinaldo.

“Vamos em frente meu senador”, diz Eduardo Braide para Zé Reinaldo
Política

Parlamentares usaram a rede social Instagram para reforçar aliança nas eleições de 2018

O deputado estadual e pré-candidato à Câmara Federal, Eduardo Braide (PMN), usou a rede social Instagram para fazer uma declaração de apoio à pré-candidatura ao Senado do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB). Em comentário no perfil do próprio Tavares, Braide falou em lealdade, disse que acredita no tucano e o chamou de “meu senador”.

“Tenho a certeza que o Maranhão ganhará muito com a sua experiência no Senado. E além disso, também acredito que a confiança e a lealmente devem fazer parte da boa política. Vamos em frente meu Senador. Estamos juntos!”, escreveu.

Na publicação comentada por Eduardo Braide, Zé Reinaldo também fala sobre confiança e reforça o apoio ao parlamentar maranhense na disputa pela Câmara dos Deputados.

“Acredito que a política é feita de gestos, mas sobretudo de confiança. Não se faz a boa política sem confiança. Agora que fui oficialmente homologado candidato a senador pelo meu partido (PSDB), reitero a importância fundamental da minha aliança política com o deputado estadual e candidato a deputado federal, Eduardo Braide (PMN). Jovem, disciplinado, cumpridor de seus compromissos, Braide é mais do que um aliado estratégico nestas eleições. É um político em quem eu acredito e em quem se pode confiar. Estaremos juntos nesta caminhada por um Maranhão que quer renovação, que não aceita mais a velha política de muito discurso de mudança e pouca ação. Contamos com o apoio de todos vocês!”, disse.

Ambos concorrem nas eleições de 2018 pela coligação “Coragem e União para Fazer um Maranhão Melhor”, que tem o senador Roberto Rocha (PSDB) como candidato ao Palácio dos Leões.

PSDB define Zé Reinaldo e Alexandre Almeida como candidatos ao Senado
Política

Waldir Maranhão será vice ou tentará renovar o mandato para a Câmara dos Deputados

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) definiu os nomes de José Reinaldo Tavares e Alexandre Almeida como os candidatos da legenda ao Senado Federal no pleito de outubro.

A decisão foi tomada pelo tucanato local na noite dessa quinta-feira 2, durante reunião que contou com a participação do deputado federal Waldir Maranhão, que pleiteava uma das vagas.

Por conta da definição das vagas para a Câmara Alta, Maranhão poderá ser o vice ou disputar a reeleição para deputado federal - além de ter ainda grande possibilidade de ocupar uma pasta no alto escalão do Palácio do Planalto, numa eventual eleição de Geraldo Alckmin para a Presidência da República.

Estão fechados com Roberto Rocha na disputa pelo Palácio dos Leões o PMN, PHS, Podemos, Rede e DC (antigo PSDC).

Há ainda a possibilidade do PRTB entrar no arco de alianças do tucano.

Zé Reinaldo desmente boato de que poderá desistir do Senado
Política

Segundo o tucano, essas informações são falsas e apenas revelam a força de seu nome na disputa

O deputado federal e ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSDB), negou a informação de que poderia vir a desistir de sua pré-candidatura ao Senado Federal. O boato já tinha sido divulgado por algumas páginas na internet, há algumas semanas, e voltou a ser disseminado nesta quinta-feira 12.

Segundo Zé Reinaldo, essas informações são falsas, e apenas revelam a força de seu nome na corrida eleitoral.

“Informo a todos os meus amigos, eleitores e apoiadores em geral que estas suposições não possuem o menor compromisso com a verdade dos fatos. São notícias falsas, as conhecidas ‘fake news’, e que, apesar disso, acabam por revelar a força da minha pré-candidatura ao Senado. Se eu não tivesse apoio da população e das lideranças municipais, não haveria tanta boataria assim”, declarou em seu perfil pessoal no Instagram, acrescentando o questionamento: “a quem interessa essa mentira de que desisti da disputa?”.

Ao ser enganado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e filiar-se ao PSDB, Zé Reinaldo recebeu a garantia da alta cúpula estadual e nacional tucana de que seria um dos nomes da legenda ao Senado nas eleições de outubro próximo.

Contudo, desde a entrada do deputado federal Waldir Maranhão no partido, e a total submissão deste ao senador Roberto Rocha, que é postulante ao Palácio dos Leões, essa garantia aparenta estar ameaça, inclusive por influência do próprio Rocha.

Provavelmente por essa situação, Tavares aproveitou para lembrar que possui prestígio e reconhecimento político para disputar o Senado.

“Reafirmo que submeterei meu nome ao meu partido, o PSDB, com a consciência de que tenho cumprido meus deveres de homem público, ao longo de toda a minha trajetória, ao contribuir com o Maranhão e o Brasil, em obras e projetos estruturais e de desenvolvimento humano. E sei que posso fazer ainda mais pela população”, declarou.

Após repercussão negativa, Rocha volta atrás sobre rifada em Zé Reinaldo
Política

Pré-candidato ao Palácio dos Leões havia apresentado Alexandre Almeida e Waldir Maranhão como os pré-candidatos do PSDB ao Senado

O senador e pré-candidato ao Palácio dos Leões, Roberto Rocha, voltou atrás sobre as próprias palavras e garantiu que não rifou o deputado José Reinaldo Tavares da segunda vaga ao Senado Federal na chapa do PSDB. “Ninguém pode, ainda, ser ‘rifado’ ou anunciado candidato”, disse ele, ao blog do John Cutrim.

A declaração foi dada depois da assessoria de Rocha disseminar que, durante evento em Carutapera, nessa sexta-feira 15, o tucano apontou apenas os deputados Alexandre Almeida e Waldir Maranhão como os nomes do partido à Câmara Alta no pleito deste ano.

“O nosso partido tem um projeto para o Maranhão, aqui está os nossos pré-candidatos ao senado, Waldir Maranhão e Alexandre Almeida, que caminham conosco”, afirmou, durante a passagem pela cidade.

Como a repercussão foi negativa, com diversas críticas nas redes sociais, somado ao fato de que Roberto Rocha — assim como fez Flávio Dino (PCdoB) — parece tentar forçar para que Zé Reinaldo rompa com seu atual grupo, o recuo revelou a insegurança do senador tucano na disputa pelos Leões, além da falta de confiança numa chapa senatorial formada por Alexandre Almeida e Waldir Maranhão.

Roberto Rocha rifa Zé Reinaldo e entrega vaga ao Senado para Waldir
Política

Troca foi anunciada durante evento em Carutapera. Parlamentar ainda não se manifestou sobre o assunto

O senador Roberto Rocha rifou o deputado federal José Reinaldo Tavares e anunciou o nome do deputado Waldir Maranhão como novo dono da segunda vaga ao Senado Federal pela chapa do PSDB. O primeiro nome é o do deputado estadual Alexandre Almeida.

A troca foi anunciada durante evento na cidade de Carutapera, nesta sexta-feira 15.

“O nosso partido tem um projeto para o Maranhão, aqui está os nossos pré-candidatos ao senado, Waldir Maranhão e Alexandre Almeida, que caminham conosco. Nós unidos e pela vontade do povo iremos trazer mais desenvolvimento econômico e social para a nossa população”, afirmou Rocha.

O ATUAL7 solicitou de Zé Reinaldo uma manifestação a respeito da rifada, e aguarda retorno.

Zé Reinaldo confirma apoios e oficializa Catulé Júnior na 1ª suplência ao Senado
Política

Tucano teve ressaltado seu histórico municipalista, tanto no Executivo como no Legislativo

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB-MA) mostrou força e confirmou, nesta semana, diversos apoios importantes à sua pré-candidatura ao Senado.

Na última segunda-feira 4, o tucano teve confirmado o apoio do prefeito de Santa Rita e presidente estadual do Avante, o médico Hilton Gonçalo. Em reunião com seu grupo político, Gonçalo destacou o parlamentar como um político municipalista, com atuação, tanto como governador como representante do Maranhão no Congresso Nacional, sempre voltada para a solução dos problemas enfrentados pelas cidades maranhenses.

“Zé Reinaldo é o nosso pré-candidato ao Senado, pois entendo que essa parceria será de grande importância para o crescimento da região. Além de amigo, ele é um grande parceiro político, que sempre esteve a nossa disposição, trazendo benefícios e desenvolvimento. Temos vários exemplos, desde asfaltamento de estradas à construção de escolas, como a do povoado Pedreiras”, ressaltou.

Ontem 5, José Reinaldo Tavares esteve em Caxias, onde oficializou o advogado Catulé Júnior, como seu primeiro suplente de senador.

Além da grande presença popular, o evento contou com a participação de dezenas de lideranças políticas, dentre elas os ex-prefeitos de Timon, Caxias e de Codó, respectivamente, Chico Leitoa, Paulo Marinho e Biné Figueredo; os prefeitos de São José de Ribamar e Caxias, respectivamente, Luis Fernando Silva e Fábio Gentil; o ex-deputado José Gentil; e diversos vereadores.

Todos reafirmaram gratidão e apoio a Zé Reinaldo.

Zé Reinaldo defende redução dos impostos que elevam preço do combustível
Política

É o segundo parlamentar do Maranhão no Congresso a sugerir a proposta. Na Assembleia Legislativa, apenas Wellington do Curso tem pressionado Flávio Dino a reduzir o ICMS

O deputado federal e pré-candidato ao Senado José Reinaldo Tavares (PSDB) saiu em defesa da redução dos impostos que elevam o preço final dos combustíveis.

“Se os governos estaduais e o federal abrissem mão dos enormes impostos, ou de parte substancial deles, que oneram o preço dos combustíveis, ou pelo menos do diesel usado predominantemente para o transporte de mercadorias, estariam dando enorme contribuição para resolver os problemas enfrentados hoje por toda a população”, defendeu.

Tavares é o segundo parlamentar do Maranhão no Congresso Nacional a sugerir a proposta. O primeiro foi Sarney Filho (PV), no domingo 27.

Na Assembleia Legislativa, até o momento, apenas o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) segue pressionando o governador Flávio Dino (PCdoB) a reduzir a alíquota do ICMS, como forma de conter a alta do preço do diesel, gasolina e etanol, bem como a crise de desabastecimento provocada pela paralisação dos caminhoneiros em todo o país.

Dino, porém, já disse que não reduzirá o imposto.

Rocha e Tavares afinam relação e debatem desenvolvimento econômico do MA
Política

Tucanos deram início ao ciclo de debates Pensar o Maranhão. Informações, dados e estudos colhidos devem servir de base para a elaboração do plano de governo da terceira via

O senador e pré-candidato ao Palácio dos Leões, Roberto Rocha, e o deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares, ambos do PSDB, deram provas de amadurecimento político, deixando as querelas antigas para trás, e estabeleceram uma relação conjunta em prol de um agenda positiva para o estado. O primeiro fruto dessa união ocorreu nessa semana, quando os tucanos deram início ao projeto Pensar o Maranhão, criado com o objetivo de discutir com a classe empresarial, políticos e a sociedade civil organizada, temas que ajudem a fomentar o desenvolvimento econômico estadual.

O encontro girou em torno do Pólo da Floresta dos Guarás, localizado no litoral ocidental maranhense, que envolve os municípios de Cedral, Guimarães, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum Açu e Central do Maranhão.

Foi constatado durante a reunião, dentre outras coisas, que, embora vários municípios comercializem o camarão naquela região, o estado não entra na estatística de exportação do crustáceo; que há falta de infraestrutura e logística para o turismo no local; e que, mesmo com abundância de fauna e flora, o litoral ocidental maranhense é a região mais pobre do estado.

Após ampla discussão com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Universidade Federal do Maranhão (Uema), Administração Hidroviária do Nordeste (Ahinor), Banco do Nordeste (BNB); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codesvasf), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Instituto Teotônio Vilela (ITV) e empresários locais, ficou acordada uma nova agenda sobre o Pólo Floresta dos Guarás, para apresentação de projetos para o progresso local, com foco no trinômio cultura, turismo e emprego.

Também foi firmado novos debates, para as regiões da Amazônia Maranhense (Cândido Mendes e Carutapera), Chapada das Mesas (Carolina e Imperatriz), Pólo Cocais (Caxias e Timon), Delta das Américas ( Paulino Neves e Tutóia), Pólo Lago e Campos Floridos (Arari Santa Inês e Vitória do Mearim), Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Santo Amaro), Pólo Munim (Axixá e Morros) e Polo Guajajara Timbira e Canela (Barra do Corda e Grajaú), além da Grande São Luís.

As informações, dados e estudos colhidos por meio do Pensar o Maranhão, inclusive, devem servir de base para Rocha e Tavares elaborarem, conjuntamente, o plano de governo a ser apresentado ao Maranhão pela chapa da terceira via para o pleito de outubro próximo.

Zé Reinaldo se filia ao PSDB para disputar o Senado
Política

Ficha foi abonada por Tasso Jereissati e Roberto Rocha. Tavares pregou o fim da pobreza extrema no Maranhão

O ex-governador do Maranhão e deputado federal José Reinaldo Tavares filiou-se ao PSDB, nesta quarta-feira 4, com objetivo de disputar o Senado Federal pela chapa encabeçada pelo senador Roberto Rocha, presidente estadual da legenda e pré-candidato ao Palácio dos Leões. O ato de filiação aconteceu no gabinete de Rocha, em Brasília.

A ficha assinada por Tavares foi abonada pelo senador Tasso Jereissati (CE), e por Roberto Rocha. Também participou do ato o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

Durante a solenidade, Zé Reinaldo declarou que entra no partido para formar um forte palanque do estado ao governador de São Paulo e presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, e com o objetivo principal de tirar o Maranhão, atualmente governado por Flávio Dino (PCdoB), da pobreza extrema.

“O Maranhão hoje, infelizmente, é o estado mais pobre da federação. Tem mais de 50% das famílias sobrevivendo de Bolsa Família e a renda domiciliar per capita é a menor do Brasil. Nós precisamos tirar o Maranhão do atraso, que não é o lugar dele. Estou vindo pro PSDB com essa bandeira”, disse.

Tavares condiciona filiação ao DEM a decisão do partido sobre rumo no MA
Política

Ato estava marcado para acontecer neste sábado 10. Ausência de Rodrigo Maia em reunião da direção nacional acabou adiando discussões

O deputado federal e pré-candidato ao Senado José Reinaldo Tavares (sem partido) adiou sua entrada no Democratas, marcada para acontecer no próximo sábado 10. Por meio de nota, o parlamentar informou que a filiação depende da direção que o partido pretende tomar em relação ao Maranhão, para as eleições de 2018.

Atualmente, o DEM está atrelado ao Palácio dos Leões, com cargos no alto escalão do Palácio dos Leões em troca da aliança pela reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB). Como Tavares se afastou de Dino, ele trabalha agora para que o partido apoie a ainda incerta pré-candidatura do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) ao governo estadual.

Nessa quarta-feira 7, a direção nacional da legenda chegou a se reunir para chegar a uma definição. Contudo, devido à ausência do presidente da Câmara e presidenciável do DEM, Rodrigo Maia, a decisão acabou sendo postergada. Um novo encontro será marcado nos próximos dias.

Abaixo, a nota distribuída por Zé Reinaldo, explicando a situação:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à reunião realizada ontem, 7 de março de 2018, com a direção nacional do Democratas (DEM), esclareço a bem da verdade, por respeito aos meus eleitores e ao povo do Maranhão que:

1) o debate foi realizado dentro do mais elevado espírito democrático, com objetivo específico de discutir a situação do Maranhão, com a minha presença e a dos atuais representantes da direção estadual da legenda;
2) devido à ausência justificada do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, não foi possível a tomada de qualquer decisão sobre os novos rumos partidários em nosso estado, o que será feito oportunamente em reunião fechada da cúpula do partido;
3) com o adiamento da decisão, postergo também a minha filiação ao partido, por entender que esta deverá ser acatada com legitimidade por quem quer que esteja integrado aos seus quadros
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que encaminharam mensagens de apoio e apreço, ratificando que seguirei firme no propósito de fazer do Maranhão um lugar cada vez melhor.

Brasília (DF), 8 de março de 2018
José Reinaldo Tavares
Deputado Federal

Tavares sobre governo Dino: “na propaganda é bonita, mas nossa realidade é cruel”
Política

Parlamentar usou dados recentes do IBGE, que mostram que o Maranhão ficou mais pobre nos últimos três anos

Sem citar nome, o deputado federal José Reinaldo Tavares (sem partido) direcionou críticas claras ao governador Flávio Dino (PCdoB), em artigo semanal publicado no Jornal Pequeno, nesta terça-feira 6.

Há pouco mais de uma semana, Tavares se afastou de Dino, após o comunista ignorá-lo como pré-candidato ao Senado em 2018.

Utilizando dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que o Maranhão ficou mais pobre nos últimos três anos — ou seja, de quando Dino assumiu o comando do Palácio dos Leões pra cá —, Ze Reinaldo aponta sobre as ações do governo estadual: “na propaganda é bonita, mas nossa realidade é cruel”.

Segundo o parlamentar, enquanto o estado é o mais atrasado do país e com os piores indicadores sociais, o governantes e as elites locais têm preferido “jogar a culpa em um grupo político, ao invés de chamar todos para somar esforços e encontrar a solução”.

Abaixo, a integra do artigo de Zé Reinaldo:

“Permanecerei onde estou”, diz Marcelo sobre afastamento de Zé Reinaldo
Política

Pré-candidato ao Senado deixou o grupo de Flávio Dino após ser rejeitado pelo comunista

O secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, demonstrou que não acredita que o deputado federal José Reinaldo Tavares (sem partido) prossiga no intento de deixar o grupo do governador Flávio Dino (PCdoB). Contudo, se isso realmente ocorrer, ressalta, não o acompanhará.

“Sinceramente ainda não acredito em rompimento. Mas se houver, sem nenhuma duvida, permanecerei onde estou”, disse ao ATUAL7.

Pré-candidato ao Senado e criador de Flávio Dino na política, Zé Reinaldo anunciou, nesse sábado 24, que aceitou o afastamento imposto pelo comunista e disputará o pleito de outubro próximo por outro grupo. O rompimento, segundo ele, ocorre em razão da falta de interesse do chefe do Executivo estadual em tê-lo como aliado na Câmara Alta.

“Pelo andar da carruagem não serei candidato pela chapa do Flávio, por falta de interesse dele. Não tem demonstrado interesse já há algum tempo”, declarou.

Apesar de admitir a falta de apoio do afilhado, Zé Reinaldo mantém a pré-candidatura ao Senado e, a princípio, a agenda de filiação ao Democratas, marcada para ocorrer no dia 10 de março.

“Serei candidato, mas vou buscar outro caminho já que não há interesse em estarmos juntos. Saindo sem volta”, alertou.