AMEI
Economista Eden Jr. lança livro ‘Quatro anos caóticos: Reflexões sobre economia e política’
Política

A obra será lançada no próximo dia 22, na livraria da AMEI, no São Luís Shopping, e contém uma coletânea de artigos do escritor maranhense publicados no ATUAL7 e em outros blogs e jornais do estado no último quadriênio

O economista maranhense Eden do Carmo Soares Jr. lança na próxima semana o seu novo livro “Quatro Anos caóticos 2019 – 2020 – 2021 – 2022: Reflexões sobre economia e política”. A obra contém uma coletânea de artigos produzidos pelo escritor sobre os principais fatos do cenário econômico, e alguns políticos, que ocorreram no período, publicados em blogs e jornais do Maranhão.

Parte desses artigos foi divulgado no ATUAL7, que publicou “O endividamento do Estado do Maranhão entre 2015 e 2020”, “Guerra e Economia”, “O Plano Econômico do candidato Bolsonaro” entre outros. O livro, com o selo da Clara Editora, será lançado na próxima terça-feira (22), em evento na livraria da AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes), no São Luís Shopping, a partir das 18 horas.

A coletânea tem um total de 47 artigos, confeccionados mensalmente pelo escritor maranhense ao longo do quadriênio para possibilitar ao leitor o acompanhamento e a interpretação de episódios relevantes de um tempo muito peculiar para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo. Com linguagem clara e sem a rigidez do economês, os textos de Eden Jr. proporcionam o entendimento até mesmo para os leitores que não tenham proximidade com certos assuntos econômicos do país e do planeta. Este é o segundo livro de Eden Jr. como autor solo. O primeiro foi “Três anos insólitos — 2016, 2017, 2018: reflexões sobre economia e política”, também lançado pela Clara Editora (2019).

Em seu segundo livro, o economista, que também é Auditor Federal da CGU (Controladoria-Geral da União), aborda temáticas de um período que marcou de forma indelével uma geração, em razão da terrível pandemia da Covid-19, que causou danos severos em diversas dimensões -social, política e econômica-, sem se esquecer de flagelos e traumas para a natureza humana, com os milhões de mortos e os problemas emocionais deixados pela doença.

Na seara econômica, de acordo com o autor, “a pandemia de Covid-19 implicou em aflição, incertezas e repercussões inéditas para a humanidade, que resvalaram em questões que puderam ser sentidas por quase toda a sociedade”. Forte redução na atividade econômica, aumento no desemprego, contração nas taxas de juros, aceleração inflacionária e colossais déficits nas contas públicas foram algumas das consequências da pandemia, com ares de ineditismo. Temas abordados nos artigos “Salto no escuro”, “A pandemia e as finanças públicas do Maranhão: alguns apontamentos” e “Covid-19: PIB e inflação disparam”.

Nada escapou às análises de Eden Jr., nem mesmo a guerra provocada pela Rússia com a invasão da Ucrânia, o que causou ainda mais solavancos e instabilidades para o cenário econômico, temática tratada nos artigos: “Guerra e economia” e “Riscos no front externo”.

O livro “Quatro anos caóticos” tem a apresentação assinada por José Cursino Moreira (economista e ex-secretário de Planejamento de São Luís) e o prefácio é de autoria de Alex Brito (Professor Associado do Departamento de Economia da UFMA e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA), além de várias citações de leitores assíduos de seus textos, como Clay Lago (presidente do Instituto Jackson Lago), Geraldo Carvalho Júnior (economista e Secretário de Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão) e Sônia Amaral (desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão).

Sobre Eden Jr.

Nasceu no bairro da Camboa, região central de São Luís, em 1971, e se graduou em Comunicação Social e em Economia, ambas pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia de Belém-PA e Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela UFMA. É autor do livro “Três anos insólitos — 2016, 2017, 2018: reflexões sobre economia e política” (Clara Editora, 2019) e vencedor do XII Prêmio Maranhão de Economia (Categoria Dissertação de Mestrado) do Conselho Regional de Economia do Maranhão (2016). Auditor Federal da CGU desde 2004, foi também auditor da CGE (Controladoria-Geral do Estado) do Maranhão e do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de Roraima. O economista atuou ainda como coautor na obra “Inovações sociais e públicas para o desenvolvimento”, da Editora da Universidade da Amazônia (2020), e elaborou diversos artigos que estão publicados em revistas científicas e anais de congressos de pesquisas.

Serviço
O quê? Lançamento do livro “Quatro Anos Caóticos — 2019-2020-2021-2022: Reflexões sobre economia e política”. (Editora Clara, 2023. 191 páginas);
Data: 22/08/2023 (terça-feira)
Hora: 18h
Local: Livraria da AMEI (São Luís Shopping)

Estagiária da CGU no Maranhão lança livro ‘Quanto mais você entende, menos o político corrupto te engana’
Política

Os exemplares da obra de Jheny Lopes podem ser comprados na livraria AMEI, no São Luís Shopping, onde evento será realizado a partir das 19h desta segunda-feira (1º), no valor de 50 reais

A estudante de Administração Pública da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) Jheny Lopes, estagiária da Controladoria-Geral da União no Maranhão, lança nesta segunda-feira (1º) o livro “Quanto mais você entende, menos o político corrupto te engana”.

Incentivo à democracia participativa dos cidadãos, a obra trata de assuntos voltados ao combate à corrupção, e busca também informar sobre administração pública e, como efeito, a política.

O evento de lançamento será realizado no espaço da AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes), no São Luís Shopping, no bairro do Jaracaty, na capital, a partir das 19 horas.

Lotada no Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, o NAOP, a autora se fundamentou na experiência adquirida no estágio no órgão de controle para construir a obra.

“Comecei a entender que a informação conscientiza e educa o cidadão. Um cidadão informado, jamais será enganado”, afirma Jheny Lopes.

“Desejo muito que a leitura desse livro possa conduzir o cidadão para uma visão política mais transparente.”

Os exemplares podem ser comprados na livraria AMEI, no valor de 50 reais.

Concurso literário marcará comemoração do Dia Estadual da Poesia
Maranhão

Evento conta com a parceria do deputado Adriano Sarney. Inscrições serão abertas no dia 28 de julho e vão até o dia 6 de agosto, pelo site da AMEI

A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), em parceria com o deputado estadual Adriano Sarney (PV), anuncia o concurso Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias, que marcará o Dia Estadual da Poesia, instituído pela Lei 10.545/2016, de autoria do parlamentar, a ser comemorado no dia 10 de agosto.

“É muito importante incentivar e reconhecer o valor da arte dos poetas maranhenses. No meu projeto original, estava prevista a realização, pelo poder público, de um concurso literário, mas isso foi vetado pelo Governo do Estado. Então, em parceria com a AMEI, propomos essa premiação”, explicou Adriano.

As inscrições serão abertas no dia 28 de julho e vão até o dia 6 de agosto, pelo site da AMEI. A final do concurso está marcada para o dia 10, no horário das 16h30min até 18h30min, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, localizada no São Luís Shopping, bairro Jaracati, em São Luís.

O primeiro classificado no concurso Novos Poetas Maranhenses receberá um prêmio no valor de R$ 1 mil. A mesa de seleção dos textos e de jurados será composta por três membros, sendo um da Academia Maranhense de Letras (AML), um da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e um da AMEI. O concurso integra a programação da 1ª Semana Maranhense de Literatura, realizada pela AMEI em parceria da Academia Ludovicense de Letras com a Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA).

Lembrando que o dia 10 de agosto é também a data de nascimento do conceituado poeta Gonçalves Dias e também é o dia da fundação da AML e da ALL.