Saulo Arcangeli
PSTU lança pré-candidaturas de Hertz Dias ao governo do MA e de Saulo Arcangeli ao Senado
Política

No ato também serão apresentadas as pré-candidaturas a deputado federal e estadual pelo partido e pelo Polo Socialista Revolucionário

O PSTU lançará as pré-candidaturas de Hertz Dias ao governo do Maranhão e de Saulo Arcangeli ao Senado Federal. O evento, que contará com a presença de Vera Lúcia, pré-candidata à Presidência da República pelo partido, será realizado na próxima sexta-feira (17), no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís.

No ato também serão apresentadas as pré-candidaturas a deputado federal e estadual pelo partido e pelo Polo Socialista Revolucionário.

As pré-candidaturas são formadas por mulheres e homens da classe trabalhadora, ativistas dos movimentos sociais, quilombolas, indígenas e operários, que apresentarão uma saída socialista, frente às necessidades mais sentidas pelo povo pobre e trabalhador do Maranhão, que vive em uma situação de extrema desigualdade social e sem acesso às políticas públicas por parte do Estado.

Quem é Hertz Dias?

Hertz Dias é professor de História das redes públicas municipal e estadual de São Luís. Em 2018, ele foi candidato à vice-presidência do Brasil. É cofundador e iniciou sua militância política no movimento Hip Hop Quilombo Urbano, fundado em 1989, sendo uma das mais antigas organizações de Hip Hop do Brasil, que une o rap e a militância em defesa dos direitos dos jovens negros da periferia.

É também vocalista do grupo Gíria Vermelha. Recentemente, integrou o comando de greve dos professores da rede municipal de São Luís, que estiveram em movimento paredista pela garantia da Lei do Piso, melhores condições de ensino e valorização da categoria atacada e desrespeitada pela gestão do prefeito Eduardo Braide (sem partido).

Quem é Saulo Arcangeli?

Saulo Arcangeli, servidor público e professor da UEMA, tem sua história pautada na defesa dos oprimidos e explorados pelos governos e patrões. Atuou no movimento estudantil e, posteriormente, passou a militar no movimento sindical. Atualmente, é dirigente sindical licenciado do Sintrajufe/MA e da Central Sindical e Popular CSP-CONLUTAS, com intervenção estadual e nacional na defesa dos trabalhadores, indígenas, quilombolas e camponeses.

Como conselheiro das cidades, enfrentou, ao lado dos conselheiros dos movimentos sociais, a proposta de alteração do Plano Diretor de São Luís -defendida pelos governos municipal e estadual e pelos empresários- que pretende transformar mais de 40% da zona rural em urbana/industrial, retirar áreas de dunas e de preservação ambiental e não ampliar o direito à mobilidade urbana, moradia, trabalho e renda da população.

PSTU aposta em Hertz Dias para prefeito de São Luís
Política

Nome anterior do partido na disputa, Saulo Arcangeli concorrerá para vereador

O diretório municipal do PSTU de São Luís substituiu, oficialmente, o nome de Saulo Arcangeli pelo de Hertz Dias na disputa pela prefeitura da capital. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos militantes do partido em plenária virtual realizada no final de semana.

Arcangeli disputará uma vaga na Câmara de Vereadores.

Hertz é membro do grupo de rap Gíria Vermelha e fundador do Movimento Quilombo Urbano Hip Hop Militante, que une o rap e a militância no combate ao racismo e demais opressões sofridas pelos jovens da periferia. É também professor de História, na rede pública estadual e municipal de ensino.

Em 2018, Hertz foi candidato a vice na chapa do PSTU Nacional à Presidência da República junto com a sergipana Vera Lúcia, formando a única chapa 100% negra e nordestina naquela eleição.

“Roseana buscou, mas o algoz foi Flávio Dino”, diz Saulo Arcangeli sobre corte dos 21,7%
Política

Salário dos servidores públicos estaduais foi reduzido em um quinto após lobby do governador no TJ-MA

O servidor público federal e candidato ao governo estadual em 2014 pelo PSTU, Saulo Costa Arcangeli, usou sua página pessoal na rede social Facebook para prestar solidariedade aos servidores do Judiciário Maranhense que tiveram 21,7% retirados de seus salários após lobby do governador Flávio Dino (PCdoB) no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Prestamos nossa solidariedade aos servidores da justiça estadual do MA que tiveram 21,7% retirados dos seus salários(1/5...

Posted by Saulo Arcangeli on Domingo, 6 de setembro de 2015

Repudiando a atitude do comunista de não abrir qualquer tentativa de diálogo com os servidores sobre o corte, Arcangeli lembrou que o reajuste havia sido conquistado pelo funcionalismo público após mais de nove anos de luta da categoria, e que a ex-governador Roseana Sarney (PMDB) chegou a tentar derrubar o índice dos servidores, mas que o algoz foi o próprio Flávio Dino, que continuou com a perseguição aos servidores mesmo após ter sido derrotado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme já alertado pelo Atual7, Saulo Arcangeli lembrou ainda que, embora o processo julgado pelos desembargadores das Segundas Câmaras Cíveis do TJ-MA atinja inicialmente apenas os servidores do Judiciário, a decisão deve servir como precedente para anular também os 21,7% de correção dos vencimentos de todos os servidores de níveis médio e fundamental do Executivo e do Ministério Público do Maranhão. Com isso, quem já recebia a correção vai deixar de receber e quem pleiteava receber não receberá mais.

Ao lado, o comentário feito por Arcangeli pode ser visualizado e compartilhado na íntegra.