Após derrota de Levi, Dino entrega UPA de Chapadinha para Magno
Política

Após derrota de Levi, Dino entrega UPA de Chapadinha para Magno

Deputado do PCdoB foi gravado negociando a manutenção da unidade pelo Palácio dos Leões em troca de apoio eleitoral

Cerca de dois meses depois do resultado das eleições de 2018, quando foi confirmada a derrotada do deputado estadual Levi Pontes (PCdoB) nas urnas, o governador Flávio Dino (PCdoB) resolveu entregar o comando da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapadinha para a administração municipal, comandada pelo prefeito Magno Bacelar (PV).

Levi, conforme publicado pelo ATUAL7, foi flagrado ainda na pré-campanha eleitoral negociando a manutenção da gestão da UPA pelo Palácio dos Leões, em troca de apoio do prefeito de Chapadinha à sua reeleição, o que aponta para uma possível relação entre os casos na tomada de decisão do chefe do Executivo estadual.

Segundo a gravação, onde ele chega a chamar Flávio Dino de “filha da puta”, se tivesse apoio do gestor, Levi garantiria o comando da UPA com o governo. Caso não tivesse, a UPA seria entregue para a gestão de Magno. Por conta das ameaças às custas dos cofres públicos, uma representação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Maranhão foi protocolada contra o comunista, mas segue arquivada pelos integrantes do colegiado, formado por governistas.

Sermão aos Peixes

Outro caso relacionado à suposta corrupção, também com ligação direta com a UPA de Chapadinha, diz repeito a um inquérito da Polícia Federal que tem como indiciado o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Lula, no âmbito da Operação Sermão aos Peixes, a maior da PF no Maranhão.

Carlos Lula é suspeito de haver fraudado um processo licitatório para favorecer o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (Idac), alvo de duas fases da Sermão aos Peixes.

Retaliação

Além disso, a entrega da administração da UPA de Chapadinha para o município pode ter relação ao apoio dado por Magno Bacelar a Roseana Sarney (MDB), adversária do governador do Maranhão na disputa pelo Palácio dos Leões nas eleições de outubro deste ano.

O ato de Dino, no caso, representaria uma retaliação ao prefeito de Chapadinha, que diante da crise financeira e econômica atravessada pela país, dificilmente conseguirá manter a UPA em pleno funcionamento com os apenas R$ 200 mil que o governo comunista promete repassar a custo de auxílio.

Outro lado

Apesar do Palácio dos Leões alegar em ofício a Magno Bacelar que a entrega da UPA de Chapadinha para a administração municipal foi feita em razão da inauguração do Hospital Geral de Chapadinha em agosto último, em razão da demora de três meses para o ato administrativo, o ATUAL7 encaminhou e-mail ao governo estadual questionando se o ato tem ou não relação com a derrota de Levi Pontes; o indiciamento de Carlos Lula; ou apoio dado pelo prefeito do município a Roseana Sarney.

O espaço está aberto para manifestação.



Comente esta reportagem