O advogado Flávio Vinícius Araújo Costa, 36, já está sendo considerado desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ele é o candidato do governador Carlos Brandão (PSB).
O apoio foi obtido, principalmente, via Daniel Itapary Brandão, 37, sobrinho do mandatário e, agora, sob a força do tio governador, dono de mandato vitalício de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão.
A estratégia é ter nas cortes aliados que perdurem por décadas no poder, isto é, que estejam longe de completar 75 anos, idade que a regra constitucional define para aposentadoria compulsória.
Também pesou na preferência maior aproximação com Marcus Brandão, irmão do governador, mediador informal do Palácio dos Leões durante a campanha eleitoral de 2022 e início de 2023 e novo diretor institucional da Assembleia Legislativa.
Durante a solenidade da posse controversa do sobrinho do chefe do Executivo estadual no TCE, nessa quinta-feira (16), na presença de conselheiros, advogados e demais autoridades, Flávio Costa foi diversas vezes chamado por Daniel Brandão em rodinhas de conversa como “novo desembargador”.
Segundo fontes ouvidas em reservado pelo ATUAL7, há forte inclinação na Seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que abrirá a inscrição para a vaga somente no próximo dia 24 de fevereiro, para que o nome de Flávio Costa esteja garantido na lista sêxtupla que será enviada em abril ao Tribunal de Justiça.
Foi ele quem recentemente articulou junto ao Palácio dos Leões, a pedido do presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva, a derrubada de um convênio entre Procon (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que visava garantir atendimento do serviço da Previdência Social nas unidades da autarquia estadual. Os novos postos tinham o objetivo de desburocratizar e ampliar os serviços para a população maranhense, mas a oferta desagradou a cúpula que domina a advocacia previdenciarista no estado.
No TJ maranhense, que escolherá da relação de seis nomes apenas três para enviar a Carlos Brandão, que é quem decide e nomeia, o candidato do governador também é nome de peso à vaga de desembargador que será preenchida por alguém da advocacia.
Flávio Costa é procurador efetivo do município de Paço do Lumiar, segundo informações coletadas do Lattes. Foi presidente da Comissão de Jovens Advogados da Seccional maranhense, diretor-geral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão, onde também já assessorou a Corregedoria, e compôs a assessoria jurídica do chefe do Palácio dos Leões na campanha eleitoral de 2022. Ele é pós-graduado em Direito Eleitoral, Processo Civil e Magistério Superior.
Assim como a ocupação de Daniel Brandão no TCE-MA, o cargo de desembargador também é vitalício, e tem remuneração mensal atual de R$ 35,4 mil, sem contar com penduricalhos.
o Dr. Flávio Costa não preenche os requisitos de tempo de efetiva advocacia. Durante muitos anos foi assessor no TJ e ocopou cargos no TRE. Certamente enfrentará impugnações.
Claro que preenche, você acha que um candidato forte como esse não sabe conferir tempo de carreira ?
Não desmerecendo nenhuma candidatura para o Quinto Constitucional OAB para vaga Desembargador do TJMA sem dúvida alguma a candidata a Dra. ANNA GRAZIELLA SANTANA NEIVA COSTA, além de um saber jurídico, ética, é a mais preparada para esta vaga.
É uma pena que tenha que ter politi agem como meio para escolher um desembargador.
Eu pensava so quem podia disputar essa vaga era juíz antigo, São Luís
Na teoria é isso mesmo. Mas o Flávio fez uma engabelagem com o TJ e sinto que a desembargadora Nelma já deu seu apoio em troca do apoio do brandão para sua eleição como presidente do TJ depois que o Paulo Velten sair.
Não entendo o Brandão, se queimar por esse daí. Flavio Costa já mostrou a que veio. Perdeu a primeira eleição, fez manobra pra anular a eleição. Quis trocar apoio dos desembargadores por cargos políticos do Brandão. Sinto que o governador está nas mãos dele outrora não se exporia dessa maneira. Eita Maranhão véi Deus te proteja.