Othelino perde força, recua para Brandão e vai ocupar cargo de lobby em Brasília
Política

Othelino perde força, recua para Brandão e vai ocupar cargo de lobby em Brasília

Ex-presidente da Alema vai usar posto para continuar atuando como sombra da esposa, Ana Paula Lobato, no Senado. Declínio beneficia o petista Zé Inácio, que volta a exercer o mandato de deputado na Casa

Até outro dia dono de poder capaz de mudar os rumos do Palácio dos Leões e de controlar por meia década o destino do orçamento multimilionário da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Othelino Neto (PCdoB) carrega agora a maldição de quem até ascendeu da vida pública, mas depois perdeu a importância e evidência política após cair do cargo de presidente da Casa.

Dois meses depois de classificar como falsa informação revelada pelo blog O Informante, do Jornal Pequeno, de que estava negociando com Carlos Brandão (PSB) a própria nomeação para cargo de lobby em Brasília (DF), Othelino foi às mesmas redes sociais nessa quarta-feira (1º) agradecer a indicação e confiança do mandatário, e vai mesmo assumir a pasta responsável por acordos políticos na Esplanada dos Ministérios em troca do envio de recursos públicos para o Governo do Estado.

O recuo ocorre após o deputado haver aberto para a novata Iracema Vale (PSB) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.

Abandonado no meio da corrida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que apadrinhava sua candidatura, ele não teve força para enfrentar o novo governador do Maranhão, que impôs a ungida pelo Palácio dos Leões como poste no comando do Legislativo estadual. No período, foi isolado, faltou a maioria das sessões presenciais da Casa desde o início da nova legislatura e passou a reputar como traidores os antigos aliados.

Impossibilitado para fazer oposição solitária na Assembleia ao Poder Executivo estadual, a saída foi baixar a crista e pegar o posto oferecido por Carlos Brandão, que não tem orçamento próprio e apenas sete funcionários à disposição –poder de fogo menor do que o garantido no próprio gabinete parlamentar na Alema.

Em Brasília, sob a justificativa de que estará representando institucionalmente o Maranhão, Othelino Neto continuará atuando como sombra da esposa no Senado, a 1ª suplente no exercício do mandato, Ana Paula Lobato (PSB) -que ocupa a vaga de Dino.

O declínio de Othelino acabou beneficiando principalmente outro suplente, o petista Zé Inácio, que volta a exercer o mandato de deputado na Assembleia Legislativa.



Comente esta reportagem