Yglésio Moysés
Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de São Luís em 2024
Política

Disputa tem cinco postulantes ao Palácio de La Ravardière, até o momento. Eleição é em outubro

A disputa pela Prefeitura de São Luís tem, até o momento, cinco pré-candidaturas, considerando a tentativa de reeleição de Eduardo Braide (PSD). O prefeito já firmou aliança com o MDB, Republicanos e siglas menores para buscar o segundo mandato.

Entre os adversários está o deputado federal Duarte Júnior (PSB), nome que o governador Carlos Brandão (PSB) e o presidente Lula (PT) estão apoiando para o pleito. O ex-presidente do (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão) caminha para formar uma salada ideológica nas eleições municipais de 2024 que inclui do PT de Lula ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

À direita de Braide, há o deputado estadual Wellington do Curso, recém-filiado ao Novo. O parlamentar foi selecionado pelo partido por influência do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, segundo colocado nas eleições de 2022 ao Palácio dos Leões.

Além dele, o deputado estadual Yglésio Moyses também anunciou que é pré-candidato, agora pelo PRTB. Do campo extremista e conservador, ele tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e da família do ex-mandatário.

O ex-vereador Fábio Câmara (PDT), que já esteve na Câmara Municipal de São Luís por dois mandatos, tenta viabilizar a pré-candidatura ao Palácio de La Ravardière sob o apoio tímido do senador Weverton Rocha, líder pedetista no Maranhão. Embora agora ex-bolsonarista, Câmara não tem buscado abertura de diálogo com o PT. Contudo, tenta vincular a pré-campanha ao presidente Lula.

As eleições de 2024 estão marcadas para ocorrer no primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece caso o candidato mais votado para a prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, que é a metade mais um dos votos válidos, isto é, não contam nulos ou brancos.

Nesse contexto, os dois candidatos mais votados vão para o segundo turno, marcado para ocorrer no último domingo de outubro, dia 27. Vence o candidato à prefeitura que obtiver a maioria simples.

Coronavírus: Yglésio propõe garantia de leito na rede privada em caso de emergência
Cotidiano

Parlamentar também defendeu o fornecimento de kits de alimentos às crianças da rede municipal de ensino de São Luís durante período de isolamento social

O deputado estadual Yglésio Moysés (Pros) apresentou projeto de lei que, se aprovado, garantirá a internação de paciente infectado com o novo coronavírus (Covid-19) na rede hospitalar privada no Maranhão, quando esta for requerida por médico do SUS (Sistema Único de Saúde).

Pela proposição, esse tipo de internação ocorreria desde que caracterizada a situação de gravidade e esgotadas as possibilidades de internação na rede pública. Para isso, o texto do projeto determina que um percentual de leitos da rede privada deve ficar disponível a esse tipo de atendimento.

“Todos os hospitais da rede privada do Maranhão deverão manter uma disponibilidade mínima de 5% de seus leitos, inclusive dentre os destinados ao tratamento intensivo, para o atendimento do disposto nesta lei”, destacou o parlamentar.

Yglésio também solicitou, em requerimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que a gestão municipal forneça kits alimentares para as crianças matriculadas nas escolas da rede pública municipal de ensino. A ideia é que os pais busquem os alimentos nas unidade, durante o período em que esteja vigorando a determinação de isolamento social.

“Os pais podem ir buscar o alimento de maneira organizada nas escolas, em um ambiente controlado, arejado e com baixo risco de exposição ao Covid-19”, sugeriu.

Para Yglésio, as crianças não podem se submeter a risco de insegurança alimentar. “O que a gente não pode é deixar as crianças correrem esse risco alimentar, até porque desnutrição gera queda da imunidade, tornando os pequenos suscetíveis a várias doenças, não apenas a Covid-19”, explicou.

Yglésio é confirmado pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Pros
Política

Anúncio foi feito nas redes sociais, em vídeo gravado em frente ao Palácio de La Ravardière

O deputado estadual Yglésio Moysés foi confirmado como pré-candidato a prefeito da capital pelo Pros. O anúncio foi feito nas redes sociais, em vídeo gravado por ele e o presidente do partido no Maranhão, deputado federal Gastão Vieira, na Praça Dom Pedro II, Centro, em frente ao Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

“Seguiremos discutindo São Luís de maneira séria, técnica, sem embromação, sem mentir pro povo, sem falar besteira pra ganhar votos e com soluções verdadeiras para a cidade que a gente tanto ama.”, disse Yglésio.

“Como presidente estadual do Pros, quero comunicar os filiados, a todos do partido e população que temos candidato a prefeito de São Luís, que é o deputado Dr. Yglésio”, disse Gastão Vieira.

Com o partido garantido, o pré-candidato abre espaço agora para formação de alianças.