Leonardo Diniz
Sem a presença de Carlos Brandão, Flávio Dino anuncia Leonardo Diniz na Segurança Pública
Política

Sem harmonia com o vice para escolha de um nome para a pasta, governador resolveu tapar o buraco criado com o vazamento da entrega do cargo por Jefferson Portela

O governador Flávio Dino (PSB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (7) a nomeação do delegado da Polícia Civil Leonardo Diniz para a chefia da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em substituição a Jefferson Portela, e a quem é ligado.

O anúncio foi feito no Twitter, com foto ladeado do próprio Diniz, mas que não contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), reforçando a crise entre o mandatário e o sucessor no processo de transição do governo do Maranhão.

Em vez de Brandão, quem ocupou o espaço no registro foi o secretário-chefe da Casa Civil, Diego Galdino, irmão do superintendente da Senarc (Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico), Breno Galdino, delegado da Polícia Civil e um dos contrários à ascensão de um militar para o comando da SSP-MA.

A escanteada, que cumpria agenda institucional fora de São Luís, em Brandão pode ser percebida em outra ausência na rede social. Mais de seis horas após a publicação do socialista, o tucano não fez qualquer comentário de boas-vindas ao novo secretário de Segurança Pública, quebrando uma tradição que vinha mantendo desde 2015, a cada nova nomeação para o Executivo.

No último dia 31 de janeiro, durante coletiva após reunião no Palácio dos Leões em que teve o nome reiterado como candidato único de Dino e do grupo dinista ao Palácio dos Leões, Brandão afirmou haver acertado com o mandatário que, a partir daquele momento, toda substituição nas secretarias estaduais seria para a escolha de pessoas que pudessem ficar em definitivo até o final do governo, em 31 de dezembro de 2022.

“O governador tem discutido com a gente que, como só faltam 60 dias para ele sair do governo, a partir desse momento, nós vamos dialogar, eu e ele, para que a gente faça as substituições. Não pode trocar um secretário agora, para daqui a 60 dias eu ter de trocar de novo. Então, há um entendimento que a gente faça junto”, declarou.

Na prática, porém, não é o que tem acontecido.

Conforme mostrou o ATUAL7, próximo de deixar a cadeira para disputar o Senado, Flávio Dino quer manter as rédeas de pastas estratégicas do Executivo pelo menos até o fim de março, enquanto Carlos Brandão pretende imprimir ritmo próprio desde agora.

Diferentemente das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Indústria e Comércio (Seinc), que estão na mesa de negociação com partidos e lideranças políticas, a Segurança Pública é considerada uma pasta estratégica e, por isso, inegociável para costuras eleitorais.

Neste sentido, embora o Palácio dos Leões já estivesse preparando a exoneração de Portela, a falta de sintonia entre o mandatário e o sucessor no processo de transição da gestão acabou atrapalhando a escolha de um nome de consenso.

Até a semana passada, o mais cotado para o cargo era o atual secretário-chefe do Gabinete Militar, coronel Sílvio Leite. Contudo, por ser de maior confiança apenas para Dino, além de também não possuir experiência técnico-operacional nem experiência comprovada de gestão pública, acabou perdendo força.

Como segue em desarmonia com o vice, e o ATUAL7 revelou a antecipação de Jefferson Portela com a entrega do cargo, para tapar o buraco, Flávio Dino resolveu, sem a anuência de Carlos Brandão e em ato destrambelhado, anunciar a nomeação do delegado Leonardo Diniz, que é ligado a Portela, para a SSP-MA.

Leonardo Diniz assume Segurança Pública no lugar de Jefferson Portela, de férias
Política

Por ora, mudança não faz parte da minirreforma administrativa anunciada por Flávio Dino para este mês

O delegado Leonardo Diniz, da Polícia Civil do Maranhão, assumiu o comando da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Não se trata, porém, por ora, de mais uma mudança no primeiro escalão do Palácio dos Leões, conforme anunciado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para ser encerrada até o final deste mês.

Segundo edição do DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira 12, ele fica interinamente no cargo até o retorno de Jefferson Portela, que tirou férias regulamentares de nove dias, referente ao exercício de 2015.

Na MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Público), o delegado Lawrence Melo também deixou o cargo para gozo de férias, mas até o momento não voltou ao comanda da autarquia, desde outubro do ano passado sob o advogado Daniel Carvalho.

Espionagem: Comissão vai ouvir Jefferson Portela, Leonardo Diniz e Roberto Fortes
Política

Oitiva na Câmara dos Deputados será realizada em dia posterior à audiência com os delegados Ney Anderson e Tiago Bardal

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados decidiu que também vai ouvir outros três delegados de Polícia Civil a respeito do suposto uso do sistema Guardião para espionagem a desembargadores e políticos de oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB).

Além de Ney Anderson e Tiago Bardal, também serão ouvidos o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela; o delegado-geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz; e o superintende estadual de Combate à Corrupção, Roberto Fortes.

O pedido para a inclusão deles no requerimento do deputado federal Aluísio Mendes (Pode-MA) foi feito pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), e aprovado pela comissão, na mesma reunião de quarta-feira 4, após manifestação favorável do parlamentar maranhense.

Embora de outro estado e de outra região do Brasil, Teixeira falou em nome do Governo do Maranhão ao solicitar a inclusão de Jefferson Portela, Leonardo Diniz e Roberto Fortes para oitiva da comissão.

Ficou acertado, no entanto, para evitar possíveis tentativas de intimidação de Portela, que a oitiva dele e dos chefes da Polícia Civil e Seccor será realizada em dia posterior à audiência com Ney Anderson e Tiago Bardal. As datas ainda não foram agendadas, mas devem acontecer ainda neste mês.

“O Governo do Maranhão não tem qualquer problema neste debate. Agora, gostaria que as pessoas indicadas fossem as pessoas que mais dominam o assunto e que tem condições de fazer o enfrentamento desse assunto aqui. Portanto, o que se pede aqui é que esses nomes sejam os nomes a virem a essa comissão, indicados pelo Governo do Maranhão, para debater esse assunto. O Governo do Maranhão não tem o menor problema, não se intimida diante desse problema. O Governo do Maranhão é um governo sério. O governador Flávio Dino é um dos melhores governadores desse País”, declarou o petista.

Esta pode ser a primeira manifestação oficial do Palácio dos Leões, ainda que utilizando um parlamentar de fora do estado, sobre o assunto. Até então, somente Portela, por meio de nota pessoal que segue sendo divulgada no site institucional da SSP, havia se posicionado. Ele nega as acusações de espionagem.

“Não houve indicação de motivos”, diz Lawrence sobre mudança na Polícia Civil
Política

Ele foi substituído pelo delegado Leonardo Diniz no comando da Delegacia-Geral

O delegado Lawrence Pereira Melo foi destituído do comando da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Maranhão, nesta sexta-feira 4. Em seu lugar, assume o delegado Leonardo do Nascimento Diniz, que estava na chefia da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Ao ATUAL7, Lawrence disse haver sido comunicado sobre a decisão diretamente pelo secretário estadual da Segurança Pública, delegado Jefferson Portela. “Fui comunicado pessoalmente pelo SSP sobre a decisão”, declarou.

Ainda segundo Lawrence, o motivo de sua substituição não chegou a lhe ser informado por Portela, nem sobre sua nova lotação. “Não houve indicação de motivos. Ainda não fui informado sobre nova lotação”, disse.

Lawrence Melo estava no comando da Delegacia-Geral desde o final de dezembro de 2015, quando deixou o cargo de superintendente de Combate à Corrupção (Seccor) para substituir o delegado Augusto Barros — também destituído de surpresa e sem qualquer informação sobre sua substituição — no alto comando da Polícia Civil do Maranhão.

Apesar de ativo nas redes sociais, onde sempre utiliza para divulgar as reformas administrativas promovidas pelo Palácio dos Leões, até o momento, o governador Flávio Dino (PCdoB) não postou qualquer informação sobre o assunto.