Réveillon
Governo Dino descumpre decisão judicial e promove queima de fogos com estampido
Cotidiano

Apesar de vídeos divulgados pelo próprio Executivo evidenciarem a desobediência, gestão estadual ainda mentiu no site oficial ao afirmar que artefatos foram silenciosos. AMA-MA denunciará caso ao Ministério Público

O governo Flávio Dino descumpriu decisão judicial e promoveu, em pelo menos dois pontos da capital do Maranhão, na Avenida Litorânea e na Beira-Mar, queima de fogos com estampido no Réveillon.

Os registros foram divulgados pela própria gestão estadual nas redes sociais, em tom de comemoração. No Twitter, as gravações foram veiculadas sem manipulação digital, sendo possível confirmar nitidamente a desobediência do Executivo, enquanto no Instagram o barulho provocado pela queima dos fogos de artifício foi removido.

No dia 12 de dezembro de 2021, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís proibiu a utilização de fogos de estampido, fogos de artifício ou qualquer artefato pirotécnico que produza efeito sonoro ruidoso na Grande Ilha, sob pena de multa de aplicação de R$10 mil, por dia ou evento.

A determinação foi proferida em acolhimento a pedido apresentado um ano antes pela Associação de Amigos do Autista do Maranhão, a AMA. Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins destacou a “proteção do direito à saúde e à absoluta prioridade às crianças e adolescentes, considerando a grande quantidade populacional de autistas nessa faixa etária“. Além de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bebês, animais de estimação, pessoas com deficiência, doentes, idosos e várias outras pessoas sofrem com a queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam barulho.

No caso de autistas, o som de um liquidificar ou de uma moto, por exemplo, podem ser suficientes para causar pânico, desorientação e até convulsões em pessoas dentro desse espectro, principalmente crianças. Assustadas, podem também se machucar e se ferir, ou outras pessoas, devido à condição de dificuldade em entender o contexto da situação e de se reorganizarem.

Além de desobedecer a decisão judicial, o governo Dino ainda mentiu no site oficial do Estado, ao afirmar que os fogos foram silenciosos.

Apesar do conteúdo divergente, tanto a agência de notícias quanto os perfis da gestão estadual nas redes sociais são de responsabilidade da Secom (Secretaria de Comunicação), comandada por Ricardo Cappelli, correligionário de Flávio Dino no PSB. Já a queima dos fogos com estampido foi comandada pela Secretaria de Cultura, que tem como titular Anderson Lindoso.

Foram 10 minutos de barulho excessivo com estouro de mais de 10 toneladas dos artefatos.

O secretário de Direitos Humanos Francisco Gonçalves, que no dia 31 de dezembro garantiu no Twitter que, e “em respeito as pessoas com deficiência, autistas, bebês, crianças e animais”, os fogos utilizados pelo Governo do Maranhão no Réveillon seriam visuais e sem efeito sonoro ruidoso, ainda não se pronunciou sobre o descumprimento à ordem judicial.

Autora da ação desobedecida pelo governo do Estado, a AMA-MA divulgou uma solicitação de esclarecimentos à gestão estadual, principalmente de Anderson Lindoso. “A SECMA usou fogos barulhentos, ao contrário do que afirmou o gestor da pasta, demonstrando total desprezo pelo sofrimento dos autistas do Maranhão e descumprimento decisão judicial”, diz um trecho.

A entidade denunciará o caso ao Ministério Público.

No Réveillon de 2020, mostrou o ATUAL7, o governo Dino também mentiu, queimou fogos de artifício com barulho e fez questão de divulgar nas redes sociais.

Na contramão do combate ao coronavírus, governo Dino prepara mega queima de fogos no Réveillon
Cotidiano

Anúncio nas redes sociais estimula a população a se aglomerar. Quase 30 mil pessoas já foram infectadas pela Covid-19 na Ilha de São Luís e mais 1,5 mil morreu em decorrência da doença

Apesar da pandemia não ter terminado nem a vacina contra a Covid-19 ter chegado ao Maranhão, o governo de Flávio Dino (PCdoB) resolveu agir na contramão do combate ao novo coronavírus e vai gastar dinheiro público com uma mega queima de fogos no Réveillon na Ilha de São Luís.

O anúncio está sendo feita nas redes sociais oficiais do governo, numa espécie de convite à população para aglomeração durante a virada do ano.

“Preparados para festejar a chegada do ano novo?”, estimula a publicação, seguida da indicação de 15 pontos na capital, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar onde ocorrerão a queima de fogos.

O ATUAL7 decidiu não divulgar os locais para não incentivar ainda mais aglomerações e risco de aumento das infecções e mortes pela Covid-19.

Segundo balanço da SES (Secretaria de Estado da Saúde), divulgado no final da tarde desse domingo 27, apenas na Ilha de São Luís, 28.985 foram diagnosticadas com a Covid-19 desde o início da pandemia, e 1.518 morreram em decorrência da doença.

Trânsito da Avenida Litorânea será alterado para as festas de fim de ano
Maranhão

Intervenção foi divulgada pela SMTT. Tráfego ficará proibido em alguns trechos

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar alterações no trânsito e nos transportes urbanos da capital, em função das festividades de fim de ano em São Luís. As ações de disciplinamento ocorrerão nas vias de acesso à orla marítima com acesso pela Avenida dos Holandeses, concentrando-se na Avenida Litorânea, onde haverá um trecho interditado no local de concentração do tradicional evento de Réveillon.

Segundo divulgado pela SMTT, na Avenida Litorânea, o trecho compreendido entre o retorno próximo ao Bar Pioneiro até a Ponte sobre o Rio Pimenta (cruzamento da Rua das Graças e Rua Vale Rio Pimenta – Parque Atlântico), local onde ocorrerá a festa de Réveillon, ficará proibido o tráfego, bem como o acesso de veículos nas transversais da área a partir das 5 horas do dia 31 de dezembro de 2016 até às 5 horas do dia 2 de janeiro de 2017.

Neste período, o ingresso na área interditada se restringirá aos carros de serviços do evento, devidamente credenciados, veículos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e veículos da Limpeza Urbana, além de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

Maranhão

Ingressos estão à venda na Loja Oficial, no Shopping da Ilha; Ótica da Gente; na loja Errejota (Tropical Shopping) e na Bilheteria Digital do Rio Poty Hotel

Você está preparado para viver um momento inesquecível? Corre e garanta logo seu ingresso para a melhor festa da virada de São Luís: o Réveillon Paradise!

Além de quatro buffets incríveis e open bar premium, o evento, que será realizado no Hotel Praia Mar, contará com atrações de peso, como a cantora de forró mais estourada do momento, Márcia Felipe, e o grupo de pagode Bom Gosto.

Os ingressos estão à venda na Loja Oficial, no Shopping da Ilha; Ótica da Gente; na loja Errejota (Tropical Shopping) e na Bilheteria Digital do Rio Poty Hotel.

reveillon-paradise-2016