PEC que tira poder do TCE pode complicar reeleição de Júnior Verde
Política

PEC que tira poder do TCE pode complicar reeleição de Júnior Verde

Deputado é autor da proposta que favorece prefeitos que atrasam o pagamento da folha salarial dos servidores municipais

Se a quantidade de servidores públicos que trabalham e querem receber seus vencimentos em dia for maior do que a população de foliões, a reeleição do deputado estadual Júnior Verde (PRB) pode ser enterrada antes mesmo das convenções partidárias para definir quem serão os candidatos nas eleições de 2018.

Verde é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que, na prática, tira poderes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente a criação de instruções normativas, como a que proíbe o uso de verbas públicas próprias para custeio de festividades enquanto a folha do funcionalismo municipal não estiver integralmente paga.

A norma já está em vigor desde o final de janeiro último, tendo, inclusive, já sido utilizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Ministério Público (MP) do Maranhão e Ministério Público de Contas (MPC) como base para moralizar a coisa pública em municípios administrados por prefeitos caloteiros.

Pressionado e para agradar esse tipo de gestor público, Júnior Verde apresentou a PEC, que precisa inicialmente ser publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa para começar a tramitar na Casa. Após esse ato, a matéria será encaminhada para as comissões técnicas, que avaliarão a constitucionalidade do texto. Salvo de houver articulação para atropelar o Regimento Interno da Casa para que a matéria seja votada em regime de urgência, somente após esse trâmite é que o dispositivo pode ser submetido ao Plenário.

Além do deputado do PRB, outros 26 parlamentares que subscrevem a proposta — e que ainda não tiveram seus nomes revelados — também podem enfrentar dificuldades para se reelegerem, tão logo sejam conhecidos como apoiadores da PEC do Prefeito Caloteiro.



Comentários 6

  1. Maria Helena

    Por essa os eleitores desse sujeito não esperavam, mas a população parece gostar desse tipo de político porque sempre os reelegem, sem falar que há um percentual de eleitores que amam a política do pão e do circo,,nesse caso terão só o circo porque o pão está difícil.

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Pingback: “Se querem limitar o poder do TCE, não contem comigo”, dispara Wellington | Marcelo Vieira

  5. Pingback: Atual7

  6. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem