Jonas Magno
Calvet Filho derrota filho de juiz federal e é eleito prefeito de Rosário
Política

Herdeiro de Magno Linhares, da Seção do Maranhão no TRF-1, contava com o apoio expresso de Flávio Dino e de Irlahi Moraes

Com a facilidade já esperada, o candidato do PSC em Rosário, Calvet Filho, que se apresentou ao eleitorado como representante de renovação na política, foi eleito prefeito do município, nesse domingo 15, para os próximos quatro anos. A vice-prefeita eleita é Cláudia Anceles, do PT.

Ele teve 51,86% dos votos, contra 43,52% do segundo colocado, o vereador Jonas Magno (PDT), filho do juiz federal Magno Linhares, da Seção do Maranhão no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, e que contava com o apoio expresso do governador Flávio Dino (PCdoB) e da prefeita da cidade, Irlahi Moraes (MDB).

A diferença entre Calvet Filho e Jonas Magno foi de quase 2 mil votos.

Também estavam na disputa Saldanha de Rosário (PSB), que terminou com 2,94%; e Rômulo Baldez (Republicanos), com 1,68%.

A eleição em Rosário teve 15,18% de abstenção, 1,22% votos brancos e 3,34% votos nulos.

Em Rosário, filho de juiz federal ganha apoio de Dino para a prefeitura
Política

Pai de Jonas, Magno Linhares já indeferiu pedidos da PF e MPF contra integrantes do governo

O vereador de primeiro mandato e já candidato a prefeito de Rosário pelo PDT, Jonas Magno, ganhou um apoio de peso na corrida pelo Executivo municipal: o governador Flávio Dino (PCdoB).

“Ajudem na caminhada do Jonas à prefeitura de Rosário”, pede o comunista, em vídeo direcionado à população local.

Na gravação, o próprio Dino destaca que conhece o prefeiturável “desde pequeno”, por ser filho de seu ex-colega de magistratura.

Jonas é filho do juiz federal Magno Linhares, da 2ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que já indeferiu pedidos da Polícia Federal e do MPF (Ministério Público Federal) contra integrantes do governo.

Filhos de magistrados tentam vaga na Assembleia Legislativa do MA
Política

Com o peso do sobrenome, Pará Figueiredo e Jonas Magno buscam votos para chegar ao Palácio Manuel Beckman

Dos 526 candidatos a deputado estadual no Maranhão no pleito deste ano, pelo menos dois poderiam passar despercebidos pelo eleitorado, e até mesmo enfrentar dificuldade para se eleger, não fosse o fato que os diferencia dos demais: são filhos de magistrados.

Com o peso sobrenome, eles estão em campo pelas cidades maranhenses como promessas de votos na disputa por uma vaga no Palácio Manuel Beckman.

Um deles é o empresário e advogado Karlos Parabuçu Santos Figueiredo dos Anjos, carimbado nas urnas como Pará Figueiredo.

Neófito na política, ele é filho do poderoso presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos, e uma das principais apostas do PSL para a Assembleia Legislativa maranhense, inclusive com possibilidade de desbancar nomes fortes como o do ex-prefeito de Codó Biné Figueiredo e do ex-vereador de São Luís Fábio Câmara.

O outro é Jonas Magno Machado Moraes, que deve aparecer nas urnas apenas como Jonas Magno.

Filiado ao PDT e eleito por quociente partidário em 2016 a vereador de Rosário, ele é filho do juiz federal da 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária no Maranhão, o não menos poderoso José Magno Linhares Moraes.

Nos bastidores, ambos são apontados como eleitos.

Caso consigam, repetirão o feito de parentes de outros membros do Judiciário que se consagraram vitoriosos nas eleições. Ainda que esses votos, mesmo orgânicos e devido a um histórico de base social, provoquem na população a suspeita de que só foram conquistados em razão do poder da toga.