São Benedito do Rio Preto
Prefeituras de Belágua, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos são alvo de investigação do Gaeco
Política

As gestões municipais são comandadas, respectivamente, pelos prefeitos Hérlon Costa, Wallas Rocha e Clemilton Barros. Apuração tramitava de maneira aberta, mas foi colocada sob sigilo após o ATUAL7 buscar maiores informações a respeito

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas) do Ministério Público do Maranhão mira as prefeituras de Belágua, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos em investigação que apura a suspeita de dano ao erário e enriquecimento ilícito.

As gestões municipais são comandadas pelos prefeitos Hérlon Costa (Belágua), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto) e Clemilton Barros (Urbano Santos).

Todos são aliados da nova presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), sendo o primeiro, também marido. O casal é intimamente próximo do procurador-geral de Justiça Eduardo Nicolau, com liberdade para frequentar a residência do chefe do MP estadual.

A investigação foi aberta como notícia de fato em junho de 2022, e tramitava de forma aberta para consulta pública no sistema de movimentação processual do Ministério Público até essa segunda-feira (13).

Contudo, após o ATUAL7 enviar pedido de maiores informações a respeito do caso ao promotor José Orlando Silva Filho, de Urbano Santos, responsável natural pela investigação, a apuração foi colocada sob sigilo.

Procurada, a assessoria da gestão Wallas Rocha declarou que desconhece as investigações.

“Não tem nenhuma notificação a respeito de ação do Gaeco em São Benedito do Rio Preto. Portanto, qualquer material a este respeito para nós é improcedente”, disse.

A assessoria da prefeitura de Urbano Santos também afirmou que “nunca chegou nada a respeito” do assunto no gabinete do prefeito Clemilton Barros.

A prefeitura de Belágua, administrada por Hérlon Costa, não retornou o contato.

Dívidas previdenciárias provocam bloqueio do FPM de 11 prefeituras do MA
Economia

Capital e mais 10 cidades do interior do estado tiveram o repasse zerado ou alvo de corte pelo governo federal

Na primeira e segunda cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do ano de 2019, ao menos 11 prefeituras municipais do Maranhão tiveram o repasse zerado ou alvo de corte pelo governo federal, devido a dívidas previdenciárias das administrações municipais.

Segundo consulta do ATUAL7 aos dados públicos do Tesouro Nacional, feita nesta segunda-feira 21, no primeiro decêndio tiveram bloqueio pela Secretaria da Receita Federal (SRF) os municípios de Bacabal (Edvan Brandão), Buriticupu (Zé Gomes), Paço do Lumiar (Domingos Dutra) e Santana do Maranhão (Fransquin Tavares).

Os outros atingidos pelo bloqueio, a partir do segundo decêndio, foram Bacabeira (Fernanda Gonçalo), Chapadinha (Magno Bacelar), Colinas (Valmira Miranda), Peritoró (Pe. Jozias), Santa Quitéria do Maranhão (Alberto Rocha), São Benedito do Rio Preto (Maurício Fernandes) e São Luís (Edivaldo Holanda Júnior).

O FPM é principal fonte de receita para a maioria dos municípios brasileiros.

A transferência tem como base a arrecadação do Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de acordo com o número de habitantes.

===

ERRAMOS: Por erro de digitação, divulgamos inicialmente que 14 prefeituras haviam sido alvo do bloqueio, mas a quantidade correta, conforme os nomes dos municípios apontados na publicação inicial, é de apenas 11.

Política

Parlamentar é o mais novo cidadão sambeneditense. Evento foi bastante concorrido e contou com a presença da várias autoridades da região

fabio-braga-homenageado-camara-municipal-sao-benedito-rio-preto

O deputado estadual Fábio Braga (SD) é o mais novo cidadão de São Benedito do Rio Preto, em razão do titulo recebido no último sábado 25, que teve a iniciativa do vereador Antônio Sabão.

O evento foi bastante concorrido, pois, contou com a presença da várias autoridades da região, como o prefeito municipal, Mauricio Fernandes; prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar; vereadores de diversos partidos, lideranças comunitárias e do público em geral, numa demonstração de que o deputado vem tendo uma presença marcante na cidade.

O agora cidadão sambeneditense na sua fala de agradecimento não economizou elogios ao patrono do seu título e todos os vereadores, depois de saudar e agradecer a presença de todos, disse: “Estou muito feliz por esta honraria que me está sendo concedida hoje, graças à generosidade do vereador Sabão, e de todos os vereadores, muito obrigado” - e arrematou “Feliz, também por ter sido agraciado justamente no mês de março, um mês que para mim tem um significado todo especial porque nele se comemoram datas importantíssimas no Brasil e no mundo” - lembrou.

E destacou algumas dessas datas que fazem o mês de março especialmente diferenciado “O Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no dia 8; o Dia Mundial da Escola, que foi em 19 de março e que é comemorado no mesmo dia do grande São José, o santo milagreiro em quem o povo, especialmente o povo do interior, deposita tanta esperança de que as chuvas nunca faltem; 22 de março, quarta feira passada, Dia Mundial da Água, uma data super importante pra gente refletir sobre esse bem que a natureza nos dá e que é tão essencial à vida de cada um, mas que nós estamos destruindo, quando poluímos nossos rios, córregos, lagoas, brejos e até o mar”.

Aproveitou, ainda, para enaltecer “o dia 31 de março, Dia Mundial da Saúde e Nutrição, duas coisas que nós, políticos, precisamos trabalhar muito para levar a todos os recantos deste estado, porque a gente sabe que em várias localidades a assistência à saúde é precária, e a nutrição também, e nós temos obrigação de mudar esse quadro”, ponderou.

E concluiu os agradecimentos dizendo aos seus conterrâneos que “Somente agradecer a generosidade dos vereadores e do povo daqui de São Benedito que sempre me acolhe com carinho e respeito, e chega na hora que preciso, é pouco, porque vocês merecem muito mais, e por isso mesmo vou continuar minha luta para ajudar a administração do prefeito Mauricio a desenvolver no município um trabalho a altura daquilo que o povo precisa, espera, merece e exige”, prometeu.