Rose Sales
Rose Sales pula para o quinto partido em menos de dois anos
Política

Antes de se filiar ao PMN, ex-vereadora passou pelo PCdoB, PP, PV e PMB. Ela quer ser deputada estadual

A ex-vereadora Rose Sales filiou-se, na última quinta-feira 1º, ao PMN. Em acordo de troca de votos com o presidente estadual da legenda, deputado Eduardo Braide, que vai sair para a Câmara Federal, ela deve disputar uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa do Maranhão em 2018.

Antes de pular para o PMN, Sales já havia passado pelo PCdoB, PP, PV e PMB. Tudo isso em menos de dois anos. À exceção desse último partido, em todos os outros ela teve passagem conturbada, e saiu atirando para todos os lados das legendas.

Do PCdoB, a ex-vereadora saiu após um convite para não ser expulsa. Do PP, saiu após desentendimento com o então presidente estadual do partido, deputado federal Waldir Maranhão. Do PV, assim no partido anterior, saiu após perceber que por lá não receberia apoio para disputar a prefeitura de São Luís em 2016.

Adriano Sarney questiona se Ivaldo Rodrigues cometeu injúria racial contra Rose Sales
Política

Vereador chamou colega parlamentar de medíocre e afirmou que esta condição estaria em seu gene e no dos seus antepassados

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) condenou, nesta terça-feira 17, na tribuna da Assembleia, o tom de intolerância que permeou a discussão dos vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Rose Sales (PV) na Câmara Municipal de São Luís, na semana passada. A confusão se iniciou quando Sales questionava os recursos milionários destinados para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís que, segundo ela, contrastam com o estado de abandono de feiras e mercados da cidade. O vídeo abrigado abaixo, que circula nas redes sociais, mostra o momento em que o vereador chama a colega parlamentar de medíocre e afirma que esta condição estaria em seu gene e no dos antepassados da vereadora.

Ao comentar a discussão, Adriano Sarney frisou o momento em que o Ivaldo Rodrigues se dirige à Rose Sales de forma ríspida, apontando para ela e depois batendo com a palma da mão direita no seu pulso esquerdo, dizendo o seguinte: “A senhora é medíocre, a sua história é medíocre. Está no seu gene, está no gene dos seus antepassados” (sic).

— Como todo mundo sabe a vereador a Rose Sales é mulher, é negra e vem de família humilde. O que há de tão grave no gene de um ser humano? O que pode representar mediocridade nos antepassados de uma pessoa? Será que o vereador cometeu crime de injúria racial? Será que o vereador cometeu crime de racismo? — indagou o deputado, ressaltando a importância de se repudiar manifestações de tendência preconceituosa e discriminativa.

— Questionar raça de alguém, a origem, os antepassados, o gene, é muito sério e põe em xeque o sentido de humanidade. Estamos vendo o que está acontecendo em Paris e em outras regiões do mundo. Não podemos deixar que esse tipo de coisa aconteça no Maranhão. Então, por isso, é da minha obrigação subir à tribuna e questionar o que aconteceu na Câmara Municipal de São Luís — declarou Adriano Sarney.

Oposição lança primeira pré-candidata à Prefeitura de São Luís
Política

Vereadora Rose Sales filia-se nesta sexta-feira ao Partido Verde em cerimônia no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa

O Partido Verde entra na corrida à Prefeitura de São Luís e lança a primeira pré-candidata da oposição, a vereadora Rose Sales. Nesta sexta-feira 2, às 10h, está programa a cerimônia de filiação dela e de mais de 50 pré-candidatos à vereador do partido, durante o Encontro Municipal do PV, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A vereadora Rose Sales é ludovicense e formada em Pedagogia pela UFMA. Concorreu à Câmara Municipal pela primeira vez em 2008 e foi eleita com quase três mil votos; dobrou sua votação em 2012, quando somou quase oito mil votos em sua reeleição. Em 2014, Rose Sales se lançou candidata a deputada federal e, mesmo sem apoio, obteve nas urnas mais de 34 mil votos livres e que o credenciou como uma potência na política maranhense.

No Maranhão, o PV é presidido pelo deputado federal Sarney Filho e está representado em todo o estado. Na Assembleia Legislativa é hoje a maior segunda bancada, com os deputados Adriano Sarney, Edilázio Júnior, Hemetério Weba e Rigo Teles.

Rose Sales fora: Hilton Gonçalo é convidado pelo PP para disputar Prefeitura de São Luís
Política

Convite foi feito por Hamilton Ferreira, secretário geral do PP e braço direito do deputado federal Waldir Maranhão

Se a vereadora de São Luís Rose Sales, ex-PCdoB, que não é covarde, não é mulher de voltar atrás e não está para brincadeira, ainda pensa em conseguir disputar a Prefeitura de São Luís nas eleições de 2016, deve então correr atrás de um novo partido. E rápido.

Conforme revelado pelo Atual7 na segunda-feira 10, Sales teve a candidatura rifada pelo PP. Além de assuntos impublicáveis para o horário desta postagem, a parlamentar estaria exigindo que o seu esposo, Raimundo Henrique Moreira Sales, o Bigode, seja o principal candidato a vereador do partido.

Em seu lugar, caminha para assumir o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ainda PDT, mas já convidado para se filiar na legenda e assumir o comando do diretório municipal da legenda em São Luís.

O convite que escanteou Rose Sales duplamente - ela é quem seria a presidente municipal do Partido Progressista na capital - foi feito a Gonçalo pelo secretário geral do PP estadual, Hamilton Ferreira, braço direito do deputado federal Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Rose Sales, ex-PCdoB, próxima de ser ex-PP
Política

Casamento de vereadora de São Luís com progressistas está perto de terminar

Ventos progressistas assobiam que o casamento da vereadora de São Luís Rose Sales, ex-PCdoB, com os progressistas, será também ex-PP.

Resta saber dela se a lista de ex para por aí ou se estenderá também a ex-quase candidata a prefeita de São Luís.

Astro de Ogum repreende Rose Sales por denunciar gazetas de Roberto Rocha Júnior
Política

Filho do senador maranhense Roberto Rocha estaria recebendo os benefícios do mandato sem precisar ir à Câmara de São Luís

O clima foi quente e de muita discussão na Câmara Municipal de São Luís, durante a sessão da última segunda-feira (13).

Após pular o São João e virar unha e carne com o senador Roberto Rocha (PSB-MA), o presidente do Legislativo ludovicense, vereador Astro de Ogum (PMN), descatitou pra cima da combativa vereadora Rose Sales (PP). Motivo: a parlamentar denunciou as gazetas do seu colega de parlamento, o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), filho do senador maranhense.

A confusão ocorreu quando Sales denunciou o acocar da CMSL ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), classificando a Casa de "sucursal da prefeitura" e que a Câmara "se desrespeitou". Durante o discurso, a vereadora atirou também contra os colegas, chegando a revelar que Rocha Júnior "quase nunca aparecia na Casa", ou seja, vem recebendo dinheiro público sem trabalhar.

Chateado com a ação de Rose Sales contra o filho de seu novo par político, Astro de Ogum repreendeu a vereadora do PP, alegando que ao atingir Roberto Rocha Júnior com denúncias, ela estaria atingindo o próprio parlamento municipal. “Cada vereador tem que cuidar do seu mandato e deixar que cada um responda pelo seu mandato junto à população”, emendou.

A discussão foi ríspida.

Com três emendas, Câmara de São Luís aprova Plano Municipal de Educação
Política

Os vereadores Rose Sales e Fábio Câmara foram os únicos contrários ao projeto depois das modificações

Por 17 votos a dois, a Câmara Municipal de São Luís aprovou, na quarta-feira (24), o Plano Municipal de Educação. O projeto foi aprovado com três emendas – entre supressivas e modificativas – que tratavam sobre pontos polêmicos do plano.

Os vereadores Rose Sales (PP) e Fábio Câmara (PMDB) foram os únicos contrários ao projeto depois das modificações, por compreenderem que a proposta não poderia ser apreciada pelo parlamento sem as sugestões que foram apresentadas pelos educadores durante a criação do plano.

Apreciada durante sessão extraordinária, o plano traz metas e estratégias que devem nortear a educação municipal na próxima década. Antes de entrar em votação, colóquios sobre o tema foram realizados com a participação de professores, representantes de instituições do poder público e da sociedade civil organizada, gestores escolares e representantes de famílias de estudantes.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Ricardo Diniz (PHS), considerou que a aprovação do plano como uma grande importância para a cidade, mas criticou o tempo exíguo para apreciação da proposta.

“A aprovação do plano foi importante para a cidade de São Luís, mas o tempo exíguo para apreciação da proposta trouxe foi um dos empecilhos. Conseguimos aprovar a matéria colando os cacos do executivo, agora iremos verificar as alterações que foram feitas e, se for o caso, faremos as emendas até a redação final. Mas estamos felizes, porque quem ganha é a sociedade, pois com a aprovação deste plano, haverá um acréscimo de convênios e aumento da receita da Secretaria Municipal de Educação”, afirmou Diniz.

O presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PMN), conseguiu convencer os líderes partidários para buscar um consenso e garantir que a proposta fosse apreciada em regime de urgência. A medida garantiu a aprovação da matéria.

“Está aprovado e cumprimos mais uma vez com nosso papel, nossa responsabilidade, nossa obrigação de parlamentar. Como não houve quórum para a sessão ordinária, conseguimos realizar uma extra, através de muito diálogo com os líderes partidários para aprovamos o plano municipal da educação que, com sua aprovação, visa garantir acréscimo de convênios e aumento da receita para fortalecer ainda mais a Educação do município“, disse Ogum.

Rose Sales se une a Waldir Maranhão para disputar a Prefeitura de São Luís
Política

Vereadora se filiou ao PP no sábado (16). Partido é conhecido nacionalmente por recebimento de propinas

Ultrapassou os limites da incoerência a atitude da vereadora Rose Sales em busca refúgio nos braços do deputado federal Waldir Maranhão para dar musculatura ao seu projeto de disputar a Prefeitura de São Luís em 2016.

Ao ter entrado oficialmente no PP, em evento realizado nesse sábado (16), a vereadora enterrou o histórico de luta pela causas sociais e, principalmente, contra a corrupção.

Conhecido e reconhecido nacionalmente como Partido da Propina, o PP é chefiado no estado por Waldir Maranhão, investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por recebimento de propinas oriundas da verba pública desviada da construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira. Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Maranhão também é investigado pela PF em outros casos de corrupção.

Ex-PCdoB, Rose Sales foi expulsa da legenda do governador do Maranhão por criticar na tribuna da Câmara de São Luís o descaso da administração Edivaldo Holanda Júnior, que com três anos a frente da capital, acumula descumprimento de promessas, diversos casos de corrupção e caos na saúde, trânsito e infraestrutura, além da recente e vergonhosa nota zero dada pela Controladoria Geral da União (CGU) no quesito transparência pública.

Filiada agora ao PP, a vereadora caminha para o mesmo fim do ex-prefeito Tadeu Palácio, que até chegou a disputar a prefeitura pelo partido de Waldir Maranhão, porém saiu da eleição muito menor do que entrou.