Alto Alegre do Pindaré
Nova administração em Alto Alegre do Pindaré mostra resultados
Política

Novo prefeito vem se consolidando, diante de suas ações, com uma grande aprovação popular

BLOG DO LUIS PABLO

Escola Dr. Francisco Batista recebeu melhorias na gestão do prefeito Edésio
Divulgação Compromisso Escola Dr. Francisco Batista recebeu melhorias na gestão do prefeito Edésio

O município de Alto Alegre do Pindaré tem passado por grandes transformações. Sob comando do novo prefeito, Francisco Gomes da Silva, o Edésio, a cidade está aos poucos voltando aos trilhos.

A nova gestão vem se destacando principalmente nos setores de Assistência Social e de Educação, que finalmente vive um clima de paz após ter sido mantida a cassação do prefeito Atenir Ribeiro por improbidade administrativa.

Edésio realizou a reforma do Conselho Tutelar, que estava tomado por mato e sem estrutura adequada para atendimentos e, ainda, realizou melhorias na Escola Municipal Dr. Francisco Batista, demonstrando compromisso com a população.

O novo prefeito vem se consolidando, diante de suas ações, com uma grande aprovação popular.

Com mais de 30 processos, Atenir Botelho comemora decisão antecipada do TJ-MA
Política

Prefeito cassado de Alto Alegre do Pindaré afirma no município que decisão será dada durante o plantão judiciário deste fim de semana

O ficha suja Atenir Ribeiro Marques, o Atenir Botelho (PRTB), que deixou o cargo de prefeito de Alto Alegre do Pindaré após ser confirmado como cassado, voltou a comemorar decisão antecipada do Tribunal de Justiça do Maranhão que, segundo ele, lhe retornará ao cargo.

A decisão, segundo o prefeito cassado, seria dada durante o plantão judiciário deste fim de semana, que curiosamente está sob o comando do desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que julgou a si próprio ontem 4, em vez de distribuir um mandado de segurança feito pela defesa do agora prefeito, Francisco Gomes da Silva, o “Edésio” (PDT). A confusão, segundo os advogados de Edésio, deve ser denunciada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Esta já é segunda vez, em menos de uma semana, que Atenir Botelho, que tem mais de 30 processos que pedem sua cassação no TJ-MA por indícios de corrupção, comemora uma decisão antecipada do Judiciário maranhense.

A primeira foi quando, também no plantão judiciário, o desembargador Ricardo Duailibe iria decidir sobre sua cassação ou retorno ao comando do município. Embora Botelho tenha permanecido cassado, ao se manifestar sobre o caso, Duailibe deu declarações estranhas sobre suposta influências que estaria sofrendo de blogs, como se não tivesse certeza do que decidir sobre o caso de acordo como prevê a Justiça.

TJ-MA mantém cassação do prefeito de Alto Alegre do Pindaré
Política

Atenir Botelho permanecia no cargo em virtude do efeito suspensivo de um agravo. Decisão é do desembargador Ricardo Duailibe

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Duailibe, atuando pelo plantão judiciário, decidiu manter, neste domingo 28, a cassação do prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atenir Ribeiro Marques, o Atenir Botelho (PRTB).

Botelho já havia sido cassado pela Justiça de primeiro grau, mas estava no cargo em virtude do efeito suspensivo de um agravo protocolado por seus advogados em uma ação de improbidade em que já havia sido cassado pela Justiça de 1º grau.

Na sexta-feira 26, contudo, ao apreciar o mérito, o desembargador Marcelino Everton julgou o agravo, negando-lhe provimento, e afastou o efeito suspensivo, mantendo a cassação determinada pelo juízo inicial.

No mandado de segurança protocolado no plantão, Atenir Botelho alegou que a decisão de Everton era teratológica e pediu a revogação. Em seu despacho, porém, Ricardo Duailibe sequer analisou o pedido do prefeito cassado, e determinou que o caso seja julgado apenas após manifestação do desembargador Marcelino Everton.

Fufuca Dantas será o próximo prefeito de Alto Alegre do Pindaré, aponta Data M
Política

Instituto foi o único a acertar 'na mosca' os resultados das urnas de 2012, em São Luís, e de 2014, no Governo do Estado

Se as eleições fossem hoje, o ex-deputado estadual Fufuca Dantas, pai do deputado federal André Fufuca, o Fufuquinha (PEN-MA), estaria eleito prefeito de Alto Alegre do Pindaré com tranquilidade. Restando pouco mais de 10 meses para as eleições, ele lidera levantamento eleitoral com distância esmagadora de todos os outros candidatos.

Fufuca pontua vitória esmagadora em todos os cenários levantados pelo instituto de pesquisa Data M para Alto Alegre do Pindaré
Divulgação Eleições 2016 Fufuca pontua vitória esmagadora em todos os cenários levantados pelo instituto de pesquisa Data M para Alto Alegre do Pindaré

É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Data M - único a acertar "na mosca" os resultados das urnas para as eleições de São Luís, em 2012, e para o Governo do Estado, em 2014 -, que entrevistou 301 eleitores e apontou quatro cenários. Em todos Fufuca Dantas vence as eleições no município.

No primeiro cenário, ele lidera com folga as intenções de votos, com 48,1%. O segundo colocado é Genival do Partido dos Trabalhadores (PT), com 14,9%, seguido por Alciene, com 12,2%; Netinho, com 9,9%; Rivaldo, com 2,8%; e Meirinha, que pontuou apenas 2,2%. Dos entrevistados, 8,3% que disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 1,7% estão indecisos.

Num segundo cenário, com maior número de candidatos, Fufuca Dantas mantém a liderança com 40,3%. O segundo é Genival do PT, com 12,2%. Netinho tem 8,8%; Frank do Abdias 7,7%; Alciene 7,7%; Júnior do Negão 5%; Rivaldo 2,8%; Altemar Lima 2,8%; Vilene 2,2%; Tadeu 2,2%; e Meirinha 1,7%. Apenas 6,6% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos.

Em outro cenário, Fufuca tem 57%; Genival do PT 16%; Júnior do Negão 3,3%; Altemar Lima 3,3%; e nenhum deles 13,3%.

No quarto cenário, apenas com os dois mais bem colocados, a intenção de votos em Fufuca Dantas chega a 58,6%, contra 21,5% de Genival do PT. 17,1% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 2,8% ainda estão indecisos.