Fufuca Dantas
Flávio Dino coopta aliados de Roberto Rocha
Política

Senador é o principal adversário do comunista na disputa eleitoral de 2018

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), conseguiu cooptar pelo menos mais dois grandes aliados do senador Roberto Rocha (PSB), principal adversário do comunista na disputa pelo Palácio dos Leões em 2018.

As puladas de barco aconteceram oficialmente no mês passado, quando o atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas (PMDB), e o seu filho e deputado federal, André Fufuca (PP), resolveram divulgar abertamente nas redes sociais suposta aliança institucional com o governo dinista.

Ex-sarneysistas, Fufucão e Fufuquinha, como são mais conhecidos na microrregião do Pindaré, onde fazem política, estavam fechados com Rocha desde a pré-campanha eleitoral de 2016.

Com o oferecimento de asfalto para o município onde Fufucão é prefeito, porém, as coisas mudaram.

Essa é a terceira vez que o socialista tem aliados cooptados por Flávio Dino. O primeiro agregado foi do secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Fufuca Dantas será o próximo prefeito de Alto Alegre do Pindaré, aponta Data M
Política

Instituto foi o único a acertar 'na mosca' os resultados das urnas de 2012, em São Luís, e de 2014, no Governo do Estado

Se as eleições fossem hoje, o ex-deputado estadual Fufuca Dantas, pai do deputado federal André Fufuca, o Fufuquinha (PEN-MA), estaria eleito prefeito de Alto Alegre do Pindaré com tranquilidade. Restando pouco mais de 10 meses para as eleições, ele lidera levantamento eleitoral com distância esmagadora de todos os outros candidatos.

Fufuca pontua vitória esmagadora em todos os cenários levantados pelo instituto de pesquisa Data M para Alto Alegre do Pindaré
Divulgação Eleições 2016 Fufuca pontua vitória esmagadora em todos os cenários levantados pelo instituto de pesquisa Data M para Alto Alegre do Pindaré

É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Data M - único a acertar "na mosca" os resultados das urnas para as eleições de São Luís, em 2012, e para o Governo do Estado, em 2014 -, que entrevistou 301 eleitores e apontou quatro cenários. Em todos Fufuca Dantas vence as eleições no município.

No primeiro cenário, ele lidera com folga as intenções de votos, com 48,1%. O segundo colocado é Genival do Partido dos Trabalhadores (PT), com 14,9%, seguido por Alciene, com 12,2%; Netinho, com 9,9%; Rivaldo, com 2,8%; e Meirinha, que pontuou apenas 2,2%. Dos entrevistados, 8,3% que disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 1,7% estão indecisos.

Num segundo cenário, com maior número de candidatos, Fufuca Dantas mantém a liderança com 40,3%. O segundo é Genival do PT, com 12,2%. Netinho tem 8,8%; Frank do Abdias 7,7%; Alciene 7,7%; Júnior do Negão 5%; Rivaldo 2,8%; Altemar Lima 2,8%; Vilene 2,2%; Tadeu 2,2%; e Meirinha 1,7%. Apenas 6,6% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos.

Em outro cenário, Fufuca tem 57%; Genival do PT 16%; Júnior do Negão 3,3%; Altemar Lima 3,3%; e nenhum deles 13,3%.

No quarto cenário, apenas com os dois mais bem colocados, a intenção de votos em Fufuca Dantas chega a 58,6%, contra 21,5% de Genival do PT. 17,1% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 2,8% ainda estão indecisos.