Insegurança no Maranhão
Em propaganda do governo sobre segurança, comerciante trabalha sem grades
Política

Gravação tem sido veiculada na TV Mirante e TV Difusora. Mulher identificada como dona de casa garante que polícias Civil e Militar passam até a cavalo em sua rua

Propaganda do governo Flávio Dino, do PCdoB, sobre a segurança pública no Maranhão, mostra um comerciante insinuando que, agora — após o comunista haver supostamente nomeado 2.500 policiais militares, civis e bombeiros; e supostamente colocado mais de 570 novas viaturas e motocicletas nas ruas do estado — o estabelecimento comercial não precisa mais ficar com grandes, como era obrigado até o ano de 2014 — quando o Estado ainda não era comandado por Dino.

“Antigamente eu só trabalhava com as portas fechadas, na grade. Hoje não! Eu abro mais a vontade e até melhorou a minha clientela”, diz o comerciante identificado como Isidoro Jesus.

Em outro trecho, em meio a policiais sorridentes e se sentindo bem valorizados, a propaganda do governo mostra uma mulher identificada como Luzia dos Santos. Ela, que seria dona de casa, garante que há efetivo da Polícia Militar há todo momento em sua rua. Até Policia Civil, diz Luzia, passa a todo momento em frente a sua residência. Alguns até a cavalos.

“É polícia direto. É civil, é militar... Passa até de cavalo, eles passam lá na nossa porta”, garante.

A gravação tem sido veiculada massivamente na TV Mirante, principal veículo utilizado pelo regime comunista para divulgar as ações do governo, e na TV Difusora, vendida pelo clã Lobão para um grupo que teria ligação com o deputado federal Weverton Rocha (PDT), réu em processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de ladroagem com dinheiro público e pré-candidato do Palácio dos Leões ao Senado Federal.

Apesar dos fortes depoimentos na propagada governista, o bairro e o município onde Isidoro Jesus e Luzia dos Santos garantem que há plena segurança pública não é informado na gravação.

Confira abaixo como está a segurança pública no Maranhão, segundo o governo Flávio Dino, e comente se a situação é igual a do seu bairro e cidade.

URGENTE! Facções ateiam fogo na UEB Darcy Ribeiro
Maranhão

Criminosos também promoveram uma serie de ataques a ônibus

Criminosos atearam fogo na UEB (Unidade de Ensino Fundamental) Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos, Sacavém. A informação foi confirmada ao ATUAL7 pelo Polícia Civil.

A ação criminosa foi feita por membros de facções criminosas em paralelo a ataques a ônibus em toda a Região Metropolitana de São Luís, onde mais quase 15  ônibus foram queimados, sendo que dois por completo.

Mais informações em instantes.

URGENTE! Facções iniciam série de ataques a ônibus em São Luís
Maranhão

Incêndios estão sendo registrados depois de começarem a circular nas redes áudios de supostos criminosos mandando um “salve” aos comparsas

Facções criminosas iniciaram, nessa quinta-feira 29, uma serie de ataques a ônibus na capital do Maranhão.

A ação é registrada apenas horas depois de começarem a circular nas redes áudios de supostos membros dessas facções mandando um “salve” aos comparsas, ordenando o início das ações; e um dia depois que o secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela, ter anunciado que todos os ônibus na capital passariam a ser escoltados por forças militares, exatamente para conter esse tipo de ataque.

Até o momento, às 22 horas e 12 minutos, foram registrados 13 ataques, sendo 11 frustados pelos próprios passageiros e motoristas e dois concretizados.

Os ataques frustados ocorrem no Vila dos Nobres, Isabel Cafeteira, Coroadinho, Jardim Tropical, Jota Lima, Isabel Cafeteira, Cidade Operária, Filipinho, Maracanã, Angelim e Pedra Caída. Os concretizados ocorrem nos bairros do Vinhais Velho e Jardim das Margaridas.

Todos os casos foram confirmados pela Polícia Civil. Vários ônibus estão sendo recolhidos pelas empresas para a garagem.

Carros do Corpo de Bombeiro do Maranhão e viaturas da Polícia Militar circulam por toda a cidade, a fim de conter os incêndios.

PM identifica e prende suspeitos de incêndio a ônibus na capital
Maranhão

Drogas e galões foram apreendidos. Ao todo, 12 suspeitos foram detidos nesta madrugada

A Polícia Militar já identificou e prendeu quatro suspeitos de estarem envolvidos com o incêndio a ônibus no bairro Coroadinho, na noite desta terça-feira (27), em São Luís. Os suspeitos foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Bandidos destruíram ônibus na Avenida Ayrton Senna, no Tibiri
Aderson Amaral / TV Mirante Violência Bandidos destruíram ônibus na Avenida Ayrton Senna, no Tibiri

Mais cedo, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas com drogas e um galão vazio, no bairro Liberdade, que foram autuados em flagrante. E quatro suspeitos armados, em um veículo roubado, foram detidos no Cohatrac. Ao todo, são 12 suspeitos detidos nesta madrugada.

A Secretaria de Segurança confirmou os incêndios a ônibus nos bairros Coroadinho e Tibiri, além da tentativa frustrada no Bairro de Fátima. A SSP ressaltou, ainda, que não houve vítimas e que a polícia permanece nos locais realizando as diligências.

A SSP também destacou que as Forças de Segurança Pública permanecerão com atuações estratégicas de policiamento ostensivo e preventivo a fim de frustrar a atuação criminosa e assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei.

As Polícias Civil e Militar estão mobilizadas e nas ruas e orienta que os cidadãos não espalhem mensagens falsas, originadas de boatos de redes sociais e/ou similares. Ressalta, ainda, que informações que ajudem a polícia no combate ao crime podem ser repassadas por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

SSP usa GTA, viaturas, motos e até Cavalaria para pegar assaltantes da casa de RR
Política

Senador maranhense teve residência assaltada na tarde de sexta-feira 23. Dois suspeitos foram presos minutos depois

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, comandada pelo delegado Jefferson Portela, provou para a bandidagem que não está para brincadeira quando o crime envolve assalto à residência. Pelo menos quando a residência é de algum senador e, principalmente, se este senador é aliado do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A constatação foi feita in loco por vizinhos do senador maranhense Roberto Rocha (PSB).

Localizado no bairro do Calhau, o imóvel foi alvo de pelo menos cinco assaltantes, na tarde dessa sexta-feira 23, que teriam se aproveitado da abertura de um portão pelo motorista do socialista para entrar no local, onde ocorria uma festa. O senador e sua esposa não estavam em casa, mas os ladrões fizeram o vereador e pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Edivaldo Júnior, Roberto Rocha Júnior (PSB), e alguns parentes reféns. Os bandidos pegaram vários objetos pela casa, inclusive notas de euro e dólar, e depois saíram.

Ao tomar conhecimento do assalto à casa do senador da República, a SSP-MA disponibilizou um grande contingente da Polícia Militar na busca aos assaltantes. Quem presenciou e não sabia da caça aos assaltares, por não estar acostumado a ver ações desse tipo em defesa do cidadão comum, pensou se tratar de alguma operação de guerra contra possíveis seguidores do maranhense Marcos Mário Duarte, o Zaid Duarte, suspeito de planejar ataques terroristas nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Segundo o próprio Rocha Júnior divulgou na rede social Facebook, foram deslocados helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), várias viaturas e motos, e até mesmo homens da Cavalaria para a caça aos assaltantes. Pelo menos dois deles já foram presos pelo Esquadrão de Polícia Montada (1º EPMont).

“Eu e alguns parentes fomos mantidos sob a mira de armas durante toda a ação dos bandidos que, na oportunidade, levaram alguns bens materiais. Alguns deles já recuperados graças a eficiente ação da Polícia Militar que agiu rápido e se mobilizou por meio do GTA, cavalaria, viaturas e motos, na busca dos assaltantes. A captura, minutos depois, de dois dos cincos suspeitos, foi resultado da presteza desses policiais”, postou Rocha Júnior.

Todos estão bem.

Assaltos a ônibus na capital superam estatísticas de anos anteriores
Maranhão

Números são relativos ao primeiro semestre de 2016, comparado ao mesmo período de 2014 e 2015

O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão divulgou, nesta quarta-feira 6, a informação de que, nos últimos seis meses, 307 assaltos ocorreram nos coletivos que circulam pela Grande São Luís. Os dados são baseados em boletins de ocorrência registrados pelos motoristas e cobradores das empresas de ônibus.

No comparativo com o mesmo período em anos anteriores, as estatísticas de 2016 superam.

Em 2014, por exemplo, foram 265 ações criminosas do tipo. Já no ano passado, os índices foram ainda menores, 248 assaltos.

Somente nos 30 dias de junho último, 45 assaltos foram contabilizados.

As áreas com mais registros do último mês foram: Avenida Daniel de La Touche (nas proximidades do Shopping da Ilha) com 10 assaltos e Avenida Getulio Vargas com 04 ações criminosas do tipo. Nessa lista ainda aparecem as Avenidas dos Franceses, João Pessoa e General Artur Carvalho, além da Rua Oswaldo Cruz (Centro), com dois assaltos em cada uma dessas localidades.

Vale ressaltar que a quantidade de assalto aos coletivos pode ser ainda maior, já que os dados divulgados não representam com exatidão a realidade quanto a esse tipo de crime. Isso se dá em razão de que muitos assaltos não chegam ao conhecimento das autoridades de segurança, já que a maioria das empresas que atuam no transporte público não divulgam as ações sofridas.

Jefferson Portela sabia que quadrilha que explodiu BB de Colinas rondava a região
Política

Ação criminosa aconteceu na noite dessa segunda-feira 15. Uma jovem morreu ao ser atingida por uma bala perdida

O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, sabia que a quadrilha que explodiu o Banco do Brasil de Colinas e matou uma jovem identificada como Shislene Araújo, na noite dessa segunda-feira 15, rondava a região. A revelação foi feita pelo deputado estadual Sousa Neto (PROS), presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“O secretário de Segurança Pública tinha conhecimento que essa quadrilha estava rondando e tomou conhecimento com antecipação sobre esse assalto, mas nada foi feito. Ou seja, responsabilidade total do secretário do Governo do Estado do Maranhão, que pouco tem feito no interior do Estado pela segurança, muito aqui [São Luís] para aparecer na mídia, muito aqui para fazer propaganda, mas, no interior do Estado do Maranhão, onde a gente vive, onde nossas bases se encontram, onde a população está padecendo, essas ações não chegam”, revelou.

A denúncia do parlamentar se deu após o vice-presidente do Legislativo estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), defender o governo Flávio Dino quanto a onda crescente de explosões a caixas eletrônicos no interior do Maranhão, mesmo após a criação e trabalho de campo da Cosar (Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural).

“Independentemente de lado político, de ser oposição ou governo, todos nós, claro, lamentamos o ocorrido em Colinas. Nós só não podemos deixar de reconhecer os investimentos que o Governo do Estado tem feito em Segurança Pública. Nunca se fez tantos investimentos nesta área como agora”, defendeu o comunista.

Ainda durante seu pronunciamento, porém, Sousa Neto alertou para o fato de que ainda não chegaram ao interior do estado as viaturas novas adquiridas pelo governo estadual, nem houve reforço de efetivo, embora o governador do Maranhão tenha anunciado no Twitter a marca de mais de 1.500 novos policiais nomeados, ainda no ano passado.

“Ainda não chegaram essas viaturas, ainda não chegaram os efetivos policiais, ainda não chegou o armamento que foi prometido e, principalmente, as garantias que os policiais precisam para trabalhar com dignidade. Essa é uma falha muito grande”, comentou  presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa.

Grande São Luís: Assaltos a ônibus em janeiro superam números de 2015 e 2014
Maranhão

Anel Viário, BR-135, Canto da Fabril e as avenidas Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e dos Franceses estão entre as localidades preferidas dos assaltantes

Balanço divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), nesta quarta-feira 10, mostra que o número de assaltos praticados a coletivos no mês passado supera os números relativos ao mesmo período em 2015 e até em 2014, último ano de governo da peemedebista Roseana Sarney.

Locais de maior incidência de assaltos a coletivos na Grande São Luís em janeiro de 2016
Sttrema Rota do crime Locais de maior incidência de assaltos a coletivos na Grande São Luís em janeiro de 2016

De acordo com o relatório, de 1º a 31 de janeiro de 2016, foram registrados, oficialmente, 66 assaltos a ônibus que circulam pela Região Metropolitana São Luís, enquanto que, em janeiro de 2015 e de 2014, respectivamente, foram contabilizados 43 e 52 assaltos aos coletivos.

As estatísticas se baseiam no número de boletins de ocorrência registrados pelas empresas que fazem os serviço de transporte público da capital, relatando os assaltos sofridos. Segundo o Sttrema, porém, nem mesmo metade delas denuncia o crime, o que implica na possibilidade do número real de assaltos praticados na Grande Ilha ser ainda maior.

Entre as localidades com maior incidência de assaltos a ônibus neste último mês de janeiro, destaque para a Avenida Castelo Branco, no São Francisco; e o Anel Viário, na extensão da Avenida Vitorino Freire, onde ocorreram cinco ações criminosas em cada uma. Em seguida aparecem a BR-135, na altura da Vila Funil; e o Canto da Fabril, na Avenida Venceslau Braz, com quatro assaltos cada. Também estão nessa lista as Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e dos Franceses, como áreas preferidas dos assaltantes.

Apesar de, no comparativo com janeiro do ano passado e de 2014, as ações criminosas terem aumentado assustadoramente, em relação aos três últimos meses de 2015, já se observa uma redução nas estatísticas. Em outubro do ano passado foram registrados 110 assaltos; em novembro 81 e, em dezembro, 94 ações comandadas por assaltantes dentro dos coletivos.

Cosar perde mais uma; bandidos explodem mais uma agência bancária no MA
Maranhão

Ação criminosa aconteceu na madrugada desta quarta-feira 3, em uma agência do Bradesco em Peri Merim

Subiu para 16 o número de ataques à agências bancárias registrado no Maranhão em 2016. Na madrugada desta quarta-feira 3, bandidos explodiram os caixas eletrônicos do banco Bradesco na cidade de Peri Mirim, localizada a 346 km de São Luís.

Segundo populares, antes de irem até a agência que fica no centro da cidade para estourar os caixas eletrônicos, o bando saiu atirando pelas ruas da cidade para intimidar a população, o que mostra que os ladrões de banco não se deixaram intimidar pela Cosar (Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural), criada pelo comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Pereira, especialmente para combater esse tipo de crime.

Comparada a todo o ano de 2015, quando foram registrados 60 explosões em 52 municípios, a média já é bem maior: um ataque a cada dois dias — sendo 14 o número de cidades que já foram alvo de ladrões de banco este ano.

Abaixo, as datas e locais por onde os bandidos já passaram:

Dia 04 de janeiro – Alto Alegre do Pindaré –Bradesco
Dia 06 de janeiro – Igarapé Grande – Banco do Brasil
Dia 06 de janeiro – Igarapé Grande – Banco Bradesco
Dia 08 de janeiro – Bacuri – Banco do Brasil
Dia 10 de janeiro – Maracaçumé –Bradesco
Dia 11 de janeiro – São Luís – Banco do Brasil (Supermercado Mateus da Cohab)
Dia 12 de janeiro – Grajaú – Banco do Brasil
Dia 12 de janeiro – Icatu –Bradesco
Dia 18 de janeiro – Alcântara –Bradesco
Dia 18 de janeiro – Paulo Ramos –Bradesco
Dia 19 de janeiro – Paraibano –Bradesco
Dia 25 de janeiro – Araguanã –Bradesco
Dia 26 de janeiro – Paraibano – Banco do Brasil
Dia 29 de janeiro – Duque Bacelar – Bradesco
Dia 1º de fevereiro – Tufilândia – Bradesco
Dia 3 de fevereiro – Peri Mirim – Bradesco

Vídeo monitoramento mostra homem que raptou criança no Cohatrac
Maranhão

Polícia recuperou imagens de circuitos de seguranças por onde a menor passou com o suspeito

A Polícia Civil do Maranhão colheu imagens de circuitos de seguranças de várias residências que mostram o momento em que um homem um homem negro de camisa vermelha passa em uma bicicleta com a menor J. C. M., de apenas 9 anos, sentada na garupa.

A criança havia desaparecido por volta das 11h30min de quarta-feira 13, no bairro do Cohatrac, em São Luís, ao sair de casa para comprar galeto em um comercio próximo a sua residência, e só foi encontrada por volta de 17h30min, no bairro do Cohabiano.

Nas imagens recuperadas, o relógio da câmera que flagrou o suspeito passando de bicicleta com a garota marcava 12 horas e 14 minutos naquele momento.

menor-j-m-imagens-seguranca-cohatrac-sequestrador-2

Ontem 14, os investigadores da Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC) estiveram no bairro onde a vítima mora, no Conjunto Araçagi, área do Cohatrac, como ainda no local em que ela foi encontrada. Nestas localidades, os policiais foram em buscar de mais informações sobre o caso e colher imagens do circuito de câmeras como também identificar as testemunhas para serem ouvidas na delegacia durante esta semana.

Como J. C. M é menor de 14 anos, conforme a legislação, não pode ser ouvida na delegacia. No entanto, ela passou, ontem mesmo, por uma série de exames periciais como conjunção carnal, ato libidinoso, lesão corporal e pela banca dos profissionais de psicólogos e assistentes sociais da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente ). Somente, após o resultado desses exames é que será traçado a tipificação criminal, ou seja, se a menor foi vítima apenas de cárcere privado ou se sofreu algum tipo de violência sexual ou psicológica.

menor-j-m-imagens-seguranca-cohatrac-sequestrador-3

São Luís: Mulher morre ao pular de ônibus para escapar de assalto
Maranhão

Caso aconteceu na noite desta quarta-feira 13. Parte do bando teria entrado no coletivo quando este estava dentro do Terminal de Integração da Cohab

Uma mulher morreu ao pular de um ônibus, na noite desta quarta-feira 13, alvo de assalto na avenida principal do bairro Alto do Turu, em São Luís.

Identificada como Marcileia Furtado, de 34 anos, a mulher e mais outros quatro passageiros pularam do coletivo, em movimento, para se livrarem da situação, ao perceberem a ação de três assaltantes do veículo. Apenas ela acabou falecendo ao cair no chão.

O bando, composto por dois homens e uma mulher, teria entrado inicialmente no ônibus, em partes, quando este estava dentro do Terminal de Integração da Cohab. Mais adiante, o terceiro participante também entrou na condução para render o motorista e anunciar o assalto com os comparsas.

Apesar do ocorrido durante o assalto, os criminosos permaneceram na ação e obrigaram o motorista a levá-los para o bairro do Parque Jair, roubaram dinheiro do cobrador, pertences dos passageiros e fugiram.

A polícia ainda não tem o paradeiro do trio de malacos.

Menor do Bonde dos 40 afronta a polícia e invade escola próxima à Seic
Maranhão

Conhecido como Vitinho, menor é traficante da região da Vila Sapo, localizada na Areinha.

Um menor conhecido como Vitinho, de 15 anos, afrontou a polícia do Maranhão ao invadir, na manhã dessa quinta-feira 12, a Unidade Escolar Dr. Antônio Jorge Dino, localizada no Bairro de Fátima, em frente à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Morador da Vila Sapo, na Areinha, o menor portava uma arma de fogo e estava acompanhado de mais dois comparsas durante a ação criminosa. Segundo testemunhas, ele teria tocado o terror na unidade estadual pública de ensino e fugido pelos fundos após a chegada da polícia ao local, mas prometido voltar.

Um vídeo, com parte do assalto, teria sido entregue à polícia.

Recentemente, na Rua do Peixe, também no Bairro de Fátima, durante troca tiros com facções rivais por disputa do tráfico de entorpecentes, Vitinho, que é traficante na região, acabou assassinando a adolescente Ana Paula de Sousa Soares, de 14 anos. Na confusão, outras três pessoas ficaram feridas a tiros. Uma semana antes, o menor teria assassinado Joedysson Reis Goulart, de 15 anos, a tiros, na mesma rua. Ele chegou a ser apreendido por homens da Polícia Militar, mas não chegou a passar um mês longe das ruas.

A briga entre traficantes da Rua do Peixe e da Vila Sapo é antiga e envolve as facções criminosas Primeiro Comando do Maranhão (PCM), que comanda a primeira, e o Bonde dos 40, que comanda a segunda.

Ladrões roubam carro da Secretaria da Mulher no Anjo da Guarda
Maranhão

Bandidos levaram dois notebooks e duas bolsa. Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas, mas não conseguiram encontrar os suspeitos

O estado de impunidade e de liberdade à criminalidade iniciado no governo Roseana Sarney e mantido no governo Flávio Dino facilitou para que ladrões roubassem, na manhã desta quinta-feira 29, dois notebooks e duas bolsas de um carro da Secretaria de Estado da Mulher, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.

Segundo ocupantes do veículo, eles havia acabado de chegar ao Hospital da Mulher, onde ocorre o encerramento da campanha Outubro Rosa, e estacionaram o carro em um terreno próximo. Após alguns minutos, o motorista do automóvel voltou para buscar alguns documentos no automóvel e se deparou com o vidro da janela do passageiro quebrado.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas, mas não conseguiram encontrar os suspeitos.

Antônio Pereira cobra providências contra onda de violência em Carolina e Imperatriz
Política

Grupo dez homens, armado com fuzis AR-15 e escopetas, assaltou uma agência do Banco do Brasil da Região Tocantina

A falta de segurança pública no Maranhão levou mais um deputado da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB) a cobrar providências urgentes do comunista e seu secretário de Segurança, delegado Jefferson Portela. Nesta quarta-feira 2 foi a vez do deputado Antônio Pereira (DEM) usar a tribuna para chamar a atenção do governador contra a onda de violência que tomou conta do Maranhão, especialmente dos municípios de Carolina e Imperatriz.

Durante o discurso, o democrata lamentou que, como se não bastasse os assaltos e assassinatos, a sociedade de Carolina foi abalada com mais um grande crime, quando um grupo dez homens, armado com fuzis AR-15 e escopetas, assaltou uma agência do Banco do Brasil na noite dessa terça-feira 1, usando explosivos para destruir os caixas eletrônicos e fazendo reféns.

Antônio Pereira denunciou que a violência está causando pânico e afastando os turistas das belezas naturais de Carolina, conhecida como o Paraíso das Águas no Sul do Maranhão, porque tem um potencial natural riquíssimo para o ecoturismo e turismo de aventura, e atrai milhares de pessoas do Brasil e do Mundo.

Baixo efetivo

Em nome do prefeito Ubiratan Jucá (PMDB) e do povo de Carolina, o deputado Antônio Pereira cobrou de Dino e Portela o aumento o efetivo policial de Carolina, considerada insuficiente para atender as necessidades da população, calculada pelo IBGE em 24 mil habitantes.

O parlamentar denunciou que a mesma situação também acontece em Imperatriz, onde os criminosos assaltam, roubam e matam. “O governo precisa tomar uma posição para conter a violência no Maranhão, especialmente em Carolina e Imperatriz”, cobrou.

Para Antônio Pereira, o governo Flávio Dino deve realizar urgentes ações efetivas para melhorar a segurança pública no Maranhão e, assim, conter a violência, do contrário afastará os turistas e ainda provocará a perda da credibilidade das autoridades estaduais e municipais responsáveis pela segurança da população.

Vídeo: Assaltantes promovem minutos de terror em ação no Vinhais
Maranhão

Ação durou cerca de dois minutos e meio. Um dos bandidos portava uma arma semelhante a uma espingarda de grosso calibre

O governador Flávio Dino (PCdoB) e seu secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, precisam se ocupar menos com as redes sociais e as eleições de 2016 e procurarem dar uma resposta rápida para os criminosos que tomam de conta de São Luís, capital do Maranhão.

Imagens abrigadas abaixo mostram o momento em que quatro bandidos armados promoveram minutos de terror, na noite do último sábado 29, no bairro do Vinhais, um dia após um grupo de adolescentes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCM) espancar uma menor, em plena luz do dia, na Cidade Olímpica.

Pelo horário da gravação, o bando chegou ao local onde ocorreu a ação criminosa, o Churrasquinho Lima, já de arma em punho, por volta das 22h30, e anunciou o assalto. As imagens mostram que havia pelo menos 20 clientes no local, e que um dos assaltantes portava uma arma semelhante a uma espingarda de grosso calibre.

Depois de recolher dinheiro e pertences de quem estava do lado de fora e dentro do estabelecimento, os bandidos dirigiram-se para um veículo que já os aguardava numa rua próxima.

Toda a ação durou cerca de dois minutos e meio. Uma cliente ainda tentou escapar, mas foi alcançada por um deles.


“Ela é 40”, diz membro de facção em espancamento de menor em São Luís
Maranhão

Ação ocorreu no bairro da Cidade Olímpica, conhecido pelo abandono do poder público

MARANHÃO DE TODOS NÓSNa abandonada Cidade Olímpica, localizada na capital do Maranhão, uma gangue de garotas espancou...

Posted by Atual7 on Domingo, 30 de agosto de 2015

Enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB), com a cobertura de policiais que deveriam estar nas ruas, se ocupava com as eleições de 2016 no evento de filiação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no PDT, na Cidade Olímpica, bairro conhecido pelo descaso do poder público e consequente aumento de criminalidade, uma menor era espancada em plena via pública por uma gangue de várias garotas.

As cenas, que podem ser vistas ao lado, são chocantes.

Durante os 2 minutos e doze segundos de gravação, iniciada quando o espancamento já ocorria, é possível ver que algumas pessoas tentam salvar a vítima, mas foram proibidas e ameaçadas por dois jovens da mesma facção, que acompanhavam e davam cobertura para a ação.

Pelas imagens, é possível identificar as autoras e autores do ato de extrema violência.

Em alguns momentos do vídeo, é possível ouvir alguns dos participantes do espancamento dizerem que a vítima seria "40", em provável alusão à facção criminosa Bonde dos 40, que há anos disputa com a facção rival Primeiro Comando da Capital (PCM), dentro e fora do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, o comando do tráfico de drogas.

Próximo do final da gravação, uma das participantes do espancamento chega a ameaçar: aqui é PCM.

Ladrão assalta mulher dentro das dependências da Assembleia Legislativa do MA
Maranhão

Assalto ocorreu nesta quinta-feira 20, mesmo com o prédio lotado de militares e seguranças

Acionada, polícia encaminhou o assaltante para a DP do Vinhais
Reprodução Ladrão preso na AL Acionada, polícia encaminhou o assaltante para a DP do Vinhais

A falta de segurança no Maranhão vitimou, nessa quinta-feira 20, uma mulher dentro das dependências do Poder Legislativo estadual.

Apesar da Casa estar lotada de policiais militares e do Corpo de Bombeiros, que participavam de uma solenidade em homenagem ao Dia do Soldado, diante das dezenas de câmeras de vigilância que cobrem a AL, um homem não se intimidou e deu voz de assalto a mulher nas proximidades do estacionamento da Assembleia, tomando-lhe o aparelho celular.

Efetuado o crime, o assaltante saiu andando tranquilo em direção ao portão principal da Assembleia, sendo contido já na alça da Avenida Jerônimo de Albuquerque, por um funcionário de uma terceirizada de serviços gerais, que gritou o "pega ladrão", obrigando os seguranças a correrem de um lado para o outro, mas - devido à tranquilidade do bandido já ter passado por todos eles - sem saber do que realmente se tratava.

O bandido foi pego e encaminhado para a 4º DP do Vinhais. A mulher teve o celular devolvido.