Instituto Exata
Luciano vence com folga em Pinheiro, aponta Exata
Política

Pré-candidato à reeleição, progressista lidera todos os cenários de intenção de votos

O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), lidera todos os cenários de intenção de votos e venceria a eleição com larga vantagem, segundo revelou a Exata.

De acordo com a sondagem, no cenário espontâneo, o progressista tem a preferência de 46% dos entrevistados pelo instituto. Em seguida aparecem Filuca Mendes (10%), Leonardo Sá (7%), Zé Arlindo (2%) e Victor Mendes (1%). Nenhum deles 5% e 29% não souberam ou não responderam.

No primeiro cenário estimulado, Luciano obteve 52% dos votos, pontuação bem à frente, com folga, de Leonardo Sá e Filuca Mendes, que marcaram 15%, cada. Eles são seguidos por Zé Arlindo (6%), Tony Ferreira (2%) e Filho de Coqueiro (1%). Brancos e nulos 6% e 3% não souberam ou não responderam.

Já no cenário estimulado no qual concorre apenas com Filuca Mendes e Leonardo Sá, Luciano Genésio vence com 55% dos votos válidos. Os demais pontuaram com 17%, cada. Nenhum deles 8% e 3% não souberam ou não responderam.

Na disputa apenas com Filuca, Luciano obteve 62% dos votos. O ex-prefeito cravou 23%. Brancos e nulos 12% e 3% não souberam ou não responderam.

Disputando somente com o ex-deputado federal Victor Mendes, filho de Filuca, Luciano foi escolhido por 64% dos entrevistados. Mendes obteve 17%. Brancos e nulos 15% e 4% não souberam ou não responderam.

No cenário concorrendo apenas com Leonardo Sá, Luciano foi o preferido por 61% dos entrevistados. O deputado foi escolhido por 23%. Brancos e nulos 13% e 3% não souberam ou não responderam.

Quando o eleitor foi questionado sobre quem ele acharia que venceria a eleição, 65% dos entrevistados apontaram Luciano como o grande vencedor. Filuca marcou 9%, seguido por Leonardo Sá (8%) e Zé Arlindo (1%). Não souberam ou não responderam 17%.

77% dos eleitores classificaram como ótima, boa e regular a gestão de Luciano Genésio.

Já 68% dos eleitores aprovam a administração do prefeito pinheirense.

Rejeição - Filuca Mendes é o pré-candidato mais rejeitado, segundo o levantamento. 42% dos entrevistados afirmaram não votar de maneira alguma no ex-prefeito.

Ele é seguido por Tony Ferreira (22%), Luciano Genésio (18%), Zé Arlindo (15%), Leonardo Sá (15%) e Filho de Coqueiro (13%).

Contratado pela Rádio e TV Difusora do Maranhão Ltda., o levantamento ouviu 420 pessoas, entre 5 e 6 de agosto, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%. O registro foi feito sob o número MA-01774/20.

Erlânio lidera em Igarapé-Grande e deve ser reeleito com folga
Política

Pesquisa do Instituto Exata aponta pedetista como preferido de 85% dos entrevistados

Pesquisa realizada pelo Instituto Exata em Igarapé-Grande aponta que o atual prefeito Erlânio Xavier (PDT) lidera com folga e deve ser reeleito nas eleições municipais de 2020.

Segundo o levantamento, no cenário estimulado, Erlânio aparece como o preferido de 85% dos entrevistados. O candidato da oposição aparece com 3%. Nenhum, branco ou nulo somou 1% e não sabem 11%.

Na espontânea, Erlânio também lidera com folga. 79% disseram votar no atual prefeito, 1% citou o nome de Breado, nenhum aparece com 1% e 19% ainda não sabem em quem votar.

Aprovação

Quando perguntados sobre a aprovação da gestão Erlânio Xavier, 99% afirmaram aprovar e apenas 1% disseram que não aprovam a administração municipal atual.

O Instituto Exata ouviu 353 pessoas entre os dias 20 e 22 dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.

Wellington do Curso e Duarte Júnior comentam pesquisa Exata
Política

Instituto apontou tendência de segundo turno com um dos dois disputando contra Eduardo Braide

Os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB) comentaram, em resposta ao ATUAL7, o resultado da pesquisa do Instituto Exata que aponta tendência de segundo turno na eleição de 2020 para a prefeitura de São Luís.

Segundo o levantamento, eles aparecem tecnicamente empatados, com 12% e 11%, respectivamente, devendo um dos dois disputar contra o deputado federal Eduardo Braide (PMN), líder absoluto em intenções de voto, com 40%.

O ATUAL7 tentou ouvir Braide sobre a sondagem eleitoral, também, mas não conseguiu até a publicação dessa matéria.

Para Wellington, o resultado da Exata confirma o reconhecimento ao trabalho que ele vem desenvolvendo na Assembleia Legislativa do Maranhão, focado principalmente em denúncias, cobranças e fiscalização do dinheiro público para melhor aplicação em prol da população.

“É com alegria que recebemos o resultado dessa pesquisa que reflete, na realidade, o reconhecimento da população pelo nosso trabalho sério e independente em defesa de São Luís. O sentimento do povo é maior que qualquer apoio político e prova disso é que entre todos os candidatos, exceto o que ocupa a primeira posição, somos o único a não contar com apoio de governo nem de prefeitura. Seguiremos assim, trabalhando com coragem e sempre à disposição dos maranhenses. Tenho denunciado, cobrado e fiscalizado para que o dinheiro público seja aplicado na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Conheço a realidade de São Luís e da sua população é apresentamos solução para os problemas da nossa cidade. O nosso apoio vem das ruas e é com a força da nossa gente que seguiremos firmes para construir uma cidade melhor”, declarou.

Comentário no mesmo sentido, de reconhecimento do trabalho desenvolvido, foi feito por Duarte Júnior. Ainda de acordo com ele, a população cansou de políticos aventureiros, e deseja que a cidade seja gerida por quem realmente tem um plano concreto de ações e histórico de resultados.

“Me sinto honrado por mais uma vez ter o meu trabalho reconhecido pelo povo da minha cidade. Está nítido que as pessoas não aguentam mais críticos ou vendedores de sonhos, mas buscam, para cuidar da cidade, quem realmente tenha um plano concreto de ações e resultados apresentados. Tenho me preparado muito e me dedicado ao máximo. A cada dia me sinto mais preparado para esta honrosa oportunidade.
Não vou decepcionar”, disse.

A pesquisa Exata foi realizada entre 18 a 21 de novembro, tendo como base 1.016 entrevistas. A margem de erro é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Wellington ou Duarte disputará 2º turno contra Braide, diz Exata
Política

Levantamento foi realizado na semana passada

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Exata aponta que a eleição para a prefeitura de São Luís em 2020 será decidida somente no segundo turno.

De acordo com o levantamento, pela tendência apresentada pelo eleitorado ludovicense, disputará contra Eduardo Braide (PMN-MA), líder isolado com 40% das intenções de voto, Wellington do Curso (PSDB) ou Duarte Júnior (PCdoB), com 12% e 11%, respectivamente.

Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados na segunda colocação.

Os demais pré-candidatos são Neto Evangelista (DEM) e Bira do Pindaré, ambos com 6%; Osmar Filho (PDT) e Adriano Sarney (PV), com 3%, cada; Jeisael Marx, com 2%; e Yglésio Moyses (PDT) e Rubens Pereira Júnior, empatados com 1%. Allan Garcês (PSL), não pontuou.

Brancos ou nulos somam 10%; e 5% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa Exata ouviu 1.016 eleitores, de 18 a 21 de novembro. O nível de confiança é de 95%.

71% do eleitorado do MA não tem candidato ao Senado, diz Exata/JP
Política

Levantamento mostrou ainda empate técnico entre os possíveis nomes das chapas de Roseana Sarney e de Flávio Dino

Ao menos 71% dos eleitores do Maranhão não tem candidato ao Senado para as eleições de outubro próximo, quando serão abertas duas vagas para a Câmara Alta. O percentual foi apontado em levantamento realizado pelo Exata, divulgado pelo Jornal Pequeno nesta quarta-feira 25.

De acordo com os números, dos nomes até agora dispostos à disputa, considerando a margem de erro de 3,5% para cima ou para baixo, há um embate técnico entre os pré-candidatos da chapa encabeçada pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que concorre pela quinta vez ao Palácio dos Leões.

Segundo o Exata/JP, Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) pontuaram com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.

O mesmo acirramento também foi apontado em relação aos deputados Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), nomes ao Senado pela chapa de Flávio Dino (PCdoB), que concorre à reeleição — apontado como líder absoluto e reeleito no primeiro turno, segundo a mesma pesquisa. No levantamento, eles cravaram 20%, cada um.

A Exata/JP aponta ainda em terceiro lugar o ex-governador do Maranhão e atual deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB), com 16%. Ele é seguido pelos também tucanos Waldir Maranhão, com 11%; e Alexandre Almeida, com 9%. Nos últimos lugares apareceram os pré-candidatos do PSTU, Preta Lu, com 4%; e Saulo Arcangeli, com 2%.

Brancos, nulos e indecisos somaram o universo formado por 71% que, até o momento, demostraram não ter simpatia pelos nomes pré-apresentados na corrida ao Senado.

Como são dois votos para o Senado, o total dá 200%, diferentemente da soma das intenções de voto para os demais cargos.

Em votos válidos — quando se excluem os brancos, nulos e indecisos —, Lobão tem 19%; Sarney, 18%; Eliziane, 15%; Weverton, 15%; Zé Reinaldo, 12%; Waldir Maranhão, 9%; Alexandre Almeida, 7%; Preta Lú, 3%; e Saulo, 2%.

Neste caso, a soma dá 100% porque são computados somente os votos válidos.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06768/2018, a pesquisa Exata/JP afirma ter ouvido 1.404 eleitores de todas as regiões do Maranhão, entre os dias 15 e 20 deste mês. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

Sem Eduardo Braide, Flávio Dino vence no primeiro turno com 60%
Política

Levantamento é do Exata/Jornal Pequeno. Roseana aparece na segunda colocação, com 31%

Pesquisa Exata, divulgada pelo Jornal Pequeno nesta terça-feira 24, aponta que o governador Flávio Dino (PCdoB), que concorre à reeleição, lidera isolado e vence no primeiro turno as eleições de outubro próximo, num cenário sem a presença do deputado Eduardo Braide (PMN) na disputa pelo Palácio dos Leões.

De acordo com os números, Dino aparece com 60% dos votos válidos, quase o dobro à frente da segunda colocada, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB), que obteve 31% das intenções de votos.

Na sequência aparece Maura Jorge (PSL), com 4%; Roberto Rocha (PSDB), com 3%; e Ricardo Murad (PRP) — que anunciou desistência da disputa após seu nome já haver sido incluído no levantamento —, com 2%.

Os pré-candidatos Ramon Zapata (PSTU) e Ovídio Neto (PSOL) não pontuaram.

A não inclusão de Eduardo Braide no levantamento Exata/JP se dá, principalmente, pela indefinição do deputado do nanico PMN no pleito. A poucos dias do início das convenções partidárias, Braide ainda não decidiu se aventura seu nome ao governo, à Câmara Federal ou à reeleição para a Assembleia Legislativa. No mês passado, o ATUAL7 já havia abordado que a insegurança de Braide poderia favorecer a provável reeleição de Dino.

No bastidor, é forte o rumor de que ele concorrerá a deputado federal, apoiando a pré-candidatura de Maura Jorge para os Leões, para evitar isolamento forçado, em razão de acordo feito por outros partidos que estavam com ele. A assessoria do parlamentar, porém, nega essa articulação.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06768/2018, a pesquisa Exata/JP ouviu 1.404 eleitores de todas as regiões do Maranhão, entre os dias 15 e 20 deste mês. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

População ignora desvios na saúde e Flávio Dino torna-se imbatível, aponta Exata
Política

Segundo o instituto, aprovação do comunista cresceu após o seu governo ser alvo de operação da Polícia Federal por desvios de mais de R$ 18 milhões

Parece até mentira e coisa eleitoral para favorecer determinado candidato, mas para o Exata, a população maranhense preferiu ignorar a Operação Pegadores, deflagrada pela força-tarefa da Sermão aos Peixes contra desvios de R$ 18 milhões da saúde no governo Flávio Dino (PCdoB), e aumentou a confiança depositada no comunista.

É o que aponta pesquisa realizada pelo instituto entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, e divulgada neste domingo 3, em parceria com o Jornal Pequeno. Foram ouvidos 1.415 eleitores, em todas as regiões do estado.

De acordo com o levantamento, 62% dos maranhenses aprovam a gestão de Dino contra 35% que a desaprovam, e 3% não sabem responder. Em outubro, antes da PF desbaratar a quadrilha que estava afanando os cofres públicos, eram 61% de aprovação; e em abril, a aprovação havia ficado em 60%.

Ou seja, segundo os números da Exata, a descoberta de existência de corrupção no governo Flávio Dino, e logo no setor da saúde, em vez de desfavorecer, favoreceu o comunista. Tanto favoreceu que, ainda de acordo com o instituto de pesquisa, se as eleições fossem hoje, ele levaria de lavada logo no primeiro turno.

Pelos números, o governador Flávio Dino venceria a eleição na primeira etapa, com 63% dos votos. A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) ficaria em segundo lugar, com 29%. E o senador Roberto Rocha e a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, dividiram o terceiro lugar, ambos com míseros 4%, cada.

Em comparação à pesquisa anterior, de outubro, a deflagração da Operação Pegadores também foi boa para Dino. Na anterior, ele marcou três pontos a menos — praticamente a margem de erro da pesquisa atual, que é de 3,2 pontos percentuais.

Com a iminência de uma nova operação pela Sermão aos Peixes, desta vez para pegar o “Polvo”, não é de se espantar se, no próximo levantamento do Exata, Flávio Dino, o imbatível, beirar ou até mesmo ultrapassar 100% de intenção de votos.

Flávio Dino tem a menor rejeição e Roseana Sarney a maior, diz Exata
Política

Pesquisa aponta também para a reeleição do comunista no primeiro turno

O governador Flávio Dino (PCdoB) tem a menor rejeição entre os prováveis candidatos ao Palácio dos Leões em 2018, segundo aponta pesquisa do Instituto Exata.

De acordo com os números, a mais rejeitada é a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), com 46%. Atrás vem o senador Roberto Rocha (PSDB), com 35%; e a presidente do Podemos no Maranhão, Maura Jorge, com 30%. O comunista, segundo a Exata, tem apenas 23% de rejeição dos eleitores.

As demais opções, de votar em todos ou de não votar em nenhum dos nomes propostos marcou, respectivamente, 3% e 10%, cada.

A mesma pesquisa já havia apontado que, se as eleições fossem hoje, Dino seria reeleito no primeiro turno, com 60% da intenção de votos.

De acordo com o Jornal Pequeno, que encomendou e divulgou o levantamento, a Exata ouviu 1.420 eleitores, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem 95% de confiabilidade.

Flávio Dino tem 32% de vantagem sobre Roseana Sarney, diz Exata
Política

Comunista aparece com 60% da intenção de votos contra 28% da ex-governadora

Levantamento do Instituto Exata, divulgado nesta quarta-feira 4 pelo Jornal Pequeno, aponta para uma vantagem de 32% do governador Flávio Dino (PCdoB), que vai para a reeleição, sobre a segunda colocada na pesquisa, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

De acordo com os números, Dino tem 60% contra 28% de Roseana. O senador Roberto Rocha (PSDB) aparece na terceira colocação, bem longe dos dois primeiros, com apenas 7%. Logo atrás vem a presidente do Podemos no Maranhão, Maura Jorge, com 5%.

Segundo o Jornal Pequeno, a Exata ouviu 1.420 eleitores maranhenses, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar da rapidez na transcrição, tabulação e análise dos dados, o instituto de pesquisa afirma que o levantamento tem 95% de confiabilidade.

Aumenta a reprovação ao governo Flávio Dino, aponta Exata
Política

Resultado pode ter relação com o desastre administrativo provocado com o golpe no salário dos professores e o novo aumento de impostos

O Instituto Exata divulgou, neste domingo 2, uma nova pesquisa de avaliação do governo Flávio Dino, do PCdoB, encomendada por um matutino ligado ao Palácio dos Leões.

O levantamento foi realizado após o golpe salarial nos professores da rede pública estadual de ensino e o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da energia elétrica, TV por assinatura, bebidas, cigarros, telefonia, combustíveis, internet e uma série de outros produtos e serviços em todo o estado. Como consequência ao desastre administrativo, houve aumento considerável da reprovação ao governo comunista.

Em dezembro do ano passado, os que desaprovavam o governo Dino eram 34%. Em janeiro deste ano, chegou a ser 33%. E agora, subiu para 36%.

Os que não souberam ou não responderam eram 5%. Depois, continuou 5%. Agora, esse índice caiu para 4%.

Os que aprovavam a maneira de governar de Flávio Dino passaram de 61% para 62%, entre dezembro e janeiro último. E agora são apenas 60%.

Foram entrevistadas 1.400 pessoas. A pesquisa Exata foi realizada entre os dias 23 a 26 de março, em todas as regiões do Maranhão.

Apesar de todo o esforço do Palácio dos Leões em gastos milionários com publicidade e propaganda, segundo a Exata, apenas 13% lembraram da existência do programa Bolsa Escola; 11% do aumento do número de policiais; e míseros 7% lembraram do Mais Asfalto, considerado até por aliados como programa eleitoreiro.

Vídeo mostra Exata tentando influenciar eleitora contra Rosângela Curado
Política

Gravação foi feita nessa terça-feira 26. Palácio dos Leões tem instituto como oficial para pesquisas de consumo interno e resgistradas

Um vídeo obtido com exclusividade pelo ATUAL7 mostra uma pesquisadora do Instituto Exata tentando influenciar uma eleitora de Imperatriz contra a pré-candidata Rosângela Curado (PDT).

Durante o preenchimento de questionário sobre intenção de votos no município, a pesquisadora muda repentinamente as perguntas e passa a questionar a eleitora sobre um vídeo em que Curado aparece supostamente sob efeito de álcool em uma blitz da Polícia Militar do Maranhão.

“A senhora viu na internet ou na imprensa, recentemente, algum vídeo ou notícia envolvendo...”, pergunta a funcionária do Exata, interrompendo em seguida ao perceber que a eleitora movimentava o celular. “A senhora não está gravando não, né? Porque não pode! A senhora vai derrubar o meu trabalho. A senhora vai me prejudicar numa coisa que eu não tenho nada a ver”, e insiste: “a senhora viu?”.

Apesar da eleitora deixar claro a intenção de votar na pedetista, a pesquisadora insiste nas perguntas sobre a gravação.

“A senhora assistiu o vídeo em que a deputada Rosângela Curado aparece embriaga numa blitz policial?”, questiona. "Como ficou a intenção de voto após assistir esse vídeo?", “A senhora ia votar em Rosângela Curado e continua pretendendo votar nela...”, perguntou, ao ser interrompida pela eleitora: “Ia e voto!”.

A pesquisadora ainda chegou a ler frases que a população de Imperatriz supostamente estaria dizendo, para saber da o que a eleitora pensava a respeito. O fato de Curado ser Evangélica e ter aparecido no vídeo supostamente sob efeito de álcool também foi explorado.

O ATUAL7 entrou em contato com o proprietário do Instituto Exata, Lino, para que ele se posicione sobre o caso, e aguarda retorno.

O Exata, vale lembrar, é o instituto oficial do Palácio dos Leões, tanto para pesquisas registradas quanto para consumo interno de seus candidatos e de avaliação do próprio governo. Contudo, apesar das fortes suspeitas – principalmente pelo fato da pesquisadora dizer que seu trabalho seria “derrubado” e que poderia ser “prejudicada” se os questionamentos estivessem sendo gravados –, não há como afirmar se a tentativa de influenciar o eleitorado de Imperatriz contra Rosângela Curado tenha partido do governo Flávio Dino.

Instituto que deu vitória de Lauande com 63,3% aponta empate entre Eliziane e Edivaldo
Política

Abertura das urnas na OAB-MA, porém, mostrou que levantamento feito pelo Exata estava longe da preferência do eleitorado

Pesquisa do Instituto Exata, divulgada nesta terça-feira 22 e comemorada com euforia nos dois palácios localizados na Praça Dom Pedro II, na capital, aponta para um repentino crescimento do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que aparece em empate técnico com a deputada federal Eliziane Gama (Rede) na estimulada - registrando 25%, contra 26% da parlamentar; e com mais do dobro na espontânea, registrando 16%, contra apenas 7% da deputada.

Realizada entre os dias 16 e 18 deste ano, o levantamento ouviu 800 pessoas e poderia ser considerado sério e até ameaçador para Gama, que em todas as pesquisas anteriores - incluindo as de outros institutos - aparece como líder absoluta, não fosse um pequeno fator: o Exata, que pertence a um assessor do deputado Othelino Neto (PCdoB) e é ligado ao Grupo Guará, é o mesmo instituto de pesquisas que recentemente apontou a vitória esmagadora da conselheira federal Valéria Lauande para a Presidência da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - que coincidentemente também recebeu o auxílio de duas máquinas.

Segundo os números, Lauande chegou a pontuar 63,3% da preferência dos advogados, e já era dada como eleita pelo chefe de um dos Palácios que comemora agora a super pedalada de Edivaldo Júnior na pesquisa divulgada pelo instituto hoje.

O resultado final da eleição da OAB-MA, porém, como é de conhecimento em todo o Maranhão, resultou na acachapante vitória do candidato da oposição Thiago Diaz, que iniciou o destrono de quem tomou o poder com propostas de valor e esperança, mas que após eleito apenas aperfeiçoou as ações hegemônicas de uma oligarquia para uma dinastia.